A Search Engine Optimization (SEO) ou Otimização de Mecanismos de Busca é um conjunto de estratégias de marketing digital com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca, como o Google. A otimização consiste em melhorar vários aspectos como a velocidade e usabilidade de um site, além de trabalhar palavras-chave em conteúdo de qualidade para gerar conversões.
Quer saber como fazer SEO no site da sua empresa? Continue acompanhando o texto e veja alguns passos para fazer SEO!
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Tipos de SEO
Antes de saber alguns passos é importante saber quais são os tipos de SEO.
- SEO On-page: tem o objetivo de otimizar o conteúdo que está “na página” para ajudar a impulsionar a classificação do site para palavras-chave específicas.
- SEO Off-page: tem o objetivo de construir backlinks que direcionam os usuários de outros sites para um determinado site. Além disso, busca criar credibilidade e autoridade, fatores que são externos à página.
- SEO técnico: tem o objetivo de otimizar a arquitetura de um site, examinando o back-end desse site para ver como cada página da web está configurada “tecnicamente”.
5 passos para fazer SEO!
Os passos a seguir vão se concentrar na no SEO On-page. Além disso, vamos explicar como fazer SEO especificamente no blog do site da empresa, pois ele é muito importante para geração do tráfego orgânico vindo dos mecanismos de busca.
Crie um blog
Se o site da sua empresa ainda não tem um blog crie um. Cada postagem no blog é uma nova página da web que lhe dá uma chance de se classificar nos mecanismos de pesquisa e por isso o blog é tão importante. Escolha uma plataforma que seja compatível com o site, como a WordPress ou a Blogger, por exemplo, e instale algum plugin de otimização SEO, como o Yoast SEO.
Escolha palavras-chave
Outro passo importante é escolher palavras-chave relevantes que vão ser trabalhadas no conteúdo do blog. É através da pesquisa de palavras-chave que os mecanismos de pesquisa do Google e de outros sites de busca vão indexar as páginas do seu site e exibi-las aos usuários. Então, descubra quais os termos os usuários utilizam para buscar por sua empresa na internet e os utilize no seu blog. Algumas ferramentas de palavras-chave que você pode utilizar são: Google Trends, AnswerThePublic e a sessão “as pessoas também perguntam”, do Google.
Crie conteúdo de qualidade
Depois disso crie conteúdo de qualidade que atraia seu público-alvo e que tenha uma linguagem que ele goste e entenda. O conteúdo deve ser relevante para o seu público, ter soluções para os problemas dele e rico em informações. O Google considera muito a qualidade e relevância do conteúdo no momento de ranquear seu site. Além disso, você deve escolher uma palavra-chave e inseri-la no conteúdo de forma natural. O indicado é que a palavra-chave apareça em cerca de 1% do conteúdo. Um conteúdo com 1000 palavras, por exemplo, deve ter cerca de 10 menções da palavra-chave.
Otimize o conteúdo do site
O quarto passo da nossa lista de passos para fazer SEO é a própria otimização do conteúdo da página. Após criar um blog, estudar e escolher palavras-chave e criar conteúdo de qualidade você precisa otimizar o conteúdo que criou. Para isso, utilize URLs curtos e descritivos, crie títulos e descrições atraentes, use cabeçalhos e subtítulos para criar uma estrutura lógica e otimize as imagens.
Se atualize
O último passo da nossa lista deve ser seguido em paralelo aos outros passos e não pode ser negligenciado: se atualizar. O marketing digital muda e evolui constantemente, assim como os mecanismos de busca. Por isso, é importante que você se atualize sobre tendências e boas práticas, para que sua a otimização sempre traga os resultados desejados. Para isso você pode acompanhar sites e blogs especializados no assunto, como o nosso blog.
SEO é grátis?
Uma dúvida que muitos têm é se SEO é grátis. Ao contrário dos anúncios pagos, como os do Google Ads, a otimização em SEO é grátis. O Google não cobra nada para rankear as páginas do seu site nos resultados de busca. Para ter um bom rankeamento as suas páginas precisam apenas seguir alguns requisitos do algoritmo. Elas precisam, por exemplo, responder às perguntas dos usuários, ter um carregamento rápido, ser responsivas e ter conteúdo de qualidade e original.
Então, não é necessário pagar nada para o Google para ter seu site nos resultados de busca. Você só precisa ter os conhecimentos necessários, a experiência e tempo disponível para fazer a otimização. Ou, você pode investir em um profissional ou Agência de Marketing especializada em SEO para realizar a otimização de uma forma eficaz.
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Ela é uma agência de SEO paulista que já posicionou mais de 500 empresas no topo do Google. Quando SEO ainda não era uma preocupação dos negócios, os profissionais da agência já estudavam e realizavam ações em clientes. A agência acompanhou todas as mudanças que ocorreram de lá para cá. Com o tempo, especializou-se em grandes áreas que hoje são imprescindíveis para todo o negócio. São elas: otimização SEO, redes sociais e criação de sites.
A Espalhando trabalha com empresas de diversos portes, desde pequenas empresas até as líderes em seus segmentos. Todas elas conseguem obter resultados, se mostrando cases de sucesso. Entre os cases de sucesso estão Porto Seguro, Estética by Dr. Holywood, Sebrae, Senac, Câmara dos Deputados, Unicamp, Governo do Estado de São Paulo e Unip – Universidade Paulista.
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