Marcas e empresas – das grandes às micro – buscam cada vez mais ter contato com seu público alvo através da Internet, principalmente pelas redes sociais e, diga-se de passagem, este é um relacionamento que se estreita gradativamente e que funciona para impulsionar os negócios.
Falando em redes sociais, agora no Facebook, uma das mídias mais utilizadas no mundo, é possível que estas páginas tenham contato real com os seguidores através do Facebook Live, ferramenta disponibilizada recentemente para todas as páginas através de qualquer smartphone.
Mas o que é Facebook Live?
Basicamente ele tem a mesma funcionalidade do Periscope, aplicativo que permite um usuário transmitir vídeos ao vivo para o mundo todo, mas totalmente voltado para aqueles que seguem a página em questão. Ao iniciar uma transmissão ao vivo, todas as pessoas que curtem tal página receberão uma notificação de que está acontecendo uma transmissão em tempo real, o que torna a interação com a audiência mais intensa do que apenas com as postagens cotidianas. A vantagem da utilização desta ferramenta é a grande capacidade de alcance orgânico, uma das mais terríveis preocupações dos administradores de uma página.
Com as transmissões ao vivo, é possível identificar os usuários que a estão seguindo, bem como seus comentários e reações – os famosos botões de “curtir”, “amei”, “haha”, “uau”, “triste” ou “grr” do Facebook.
Todo este engajamento e interação que acontece na transmissão é a chave desta ferramenta: quanto mais usuários interagindo, maior é o público que será alcançado através do feed de notícias, o tão falado “alcance orgânico” que as páginas buscam, ou seja, alcançar o público alvo sem para isso desembolsar uma quantia financeira para impulsionar a publicação, é altíssimo com o Facebook Live.
Além disso, feito esse contato ao vivo com os usuários, que gera uma grande aproximação do cliente com a marca, aqueles que acompanharam e gostaram do conteúdo apresentado podem se inscrever para receber as notificações da página em primeiro lugar no feed de notícias.
É possível usar o Facebook Live com diversas finalidades, o que torna essa uma ferramenta muito versátil: a página utilizá-lo para realizar entrevistas, mostrar os bastidores da empresa, fazer seções de pergunta e resposta, que geram uma grande interatividade, pois os usuários poderão perguntar em tempo real nos comentários de sua transmissão, além de veicular mensagens de conteúdos diversos para seu seguidores.
É preciso esclarecer que apesar da transmissão ser ao vivo, não é efêmera como o Snapchat, rede social cuja principal característica é o desaparecimento das mensagens postadas após 24 horas: depois de finalizada, a transmissão será salva como um vídeo, que aparecerá na linha do tempo da página que a realizou. Dessa maneira, será possível compartilhar o conteúdo em outras mídias, como Twitter, Instagram ou blogs.
O administrador pode também criar um anúncio patrocinado através do Facebook Ads, alcançando um número de usuários ainda maior – aqueles que seguem a página e que não puderam acompanhar ao vivo e também um público direcionado que ainda não segue a página.
Facebook Live é a modernização do Facebook para a interação mais real entre os perfis e páginas e, se utilizado como ferramenta de marketing, pode colaborar para o crescimento de seu negócio. Pense nisso!