A definição sobre cliente ideal é simples, é a pessoa que se propõe a valorizar o seu trabalho e tem condições de pagar pelos seus serviços.
Existem outras diversas definições mais abrangentes sobre o cliente ideal, que envolve comportamento, personalidade, entre outros.
Além do interesse nos serviços que você, enquanto pessoa física ou pessoa jurídica, prestará precisa estar de acordo com os valores praticados pela sua empresa, para que exista uma integração aumentando a fluidez do trabalho.
Você sabe como encontrar o cliente ideal? Talvez não seja uma missão tão simples, porém não é tão complexo, para te auxiliar nessa questão, separamos 5 passos para que seja possível encontrar o cliente ideal:
1. Defina suas próprias metas
Antes de iniciar a busca pelo cliente ideal, você precisa definir quais são os projetos que você mais se identifica?
Qual seria o projeto ideal e qual seria o projeto dos seus sonhos?
Qual o projeto que possa oferecer maiores lucros?
A partir das suas metas traçadas, você consegue iniciar a busca pelo seu cliente.
Não existe uma métrica na estratégia de marketing que defina de forma genérica o que é um cliente ideal. Você precisa gostar do que está se propondo a fazer.
2. Liste seus clientes antigos
Crie uma lista simples contendo todos os seus clientes anteriores, ordene por preferência e fluidez do trabalho e liste motivos pelos quais você voltaria a trabalhar com ele. Da mesma forma, onde você deve listar os pontos que fizeram com o trabalho fosse descontinuado e os motivos que levariam a você não trabalhar novamente com aquele cliente.
Dessa forma, você consegue mapear quais os perfis de cliente que você mais se identifica e quais foram os que você encontrou dificuldade. Ao mesmo tempo, que você consegue definir quais os clientes que você deve buscar bem como quais são os clientes que você precisa aprender a lidar.
3. Busque semelhanças entre seus clientes
Para ficar mais fácil traçar um perfil, busque características aos clientes que você mais se identificou ao trabalhar, como: segmento, estilo de trabalho, região geográfica, idade, participação em feiras ou eventos, entre outros. Qualquer característica que possa identifica-los facilitando que eles sejam divididos em pequenos grupos.
4. Quais são os desafios do seu cliente
De acordo com os grupos formados anteriormente, você precisa identificar quais foram os principais desafios que são compartilhados por eles. Este é um item muito importante, pois é onde você terá mapeado qual o grupo de clientes você deseja atingir bem como quais as ferramentas que você pode utilizar para ajudá-lo.
Neste momento, você já criou sua lista de clientes ideias, com perfil bem definido, onde todas as similaridades foram listadas, onde o desenho do cliente ideal começa a surgir. A partir desse ponto, você saberá qual o segmento você deve direcionar suas buscas, bem como conseguir alcança-los.
Definir sua estratégia de marketing, para que você consiga chegar até o seu cliente ideal é mais importante do que você simplesmente aguardar que seus clientes lhe encontrem em alguma página na internet, ou que achem você nos motores de busca. Crie suas próprias oportunidades, faça com que o seu cliente saiba quem é você e qual é o seu trabalho, para que dessa forma você consiga demonstrar como você pode auxilia-los em suas necessidades.
Todas as necessidades dele já foram mapeadas por você, na sua lista de clientes passados favoritos, bem como as principais ações para alcançar a satisfação do seu cliente, atendendo assim todas as suas necessidades. Concentre suas ações da forma correta, não esquece de todos os pontos citados anteriormente, para que você encontre o seu cliente ideal.