Ofertas imperdíveis, produtos pensados para um nicho rentável, pagamento facilitado e todas as facilidades que a internet oferece. Estes são os ingredientes básicos para que a sua loja virtual decole, certo?
Não necessariamente. Além destes aspectos, qualquer e-commerce precisa ser conhecido do público, e apenas publicidade não é suficiente para isto. Por isto a otimização em SEO faz toda a diferença para que ele tenha destaque. Por meio dela, buscadores como o Google identificam sua página e a coloca em destaque para quem procura aquilo que você oferece.
Estratégias de SEO: uma questão de destaque
Em muitos aspectos, os e-commerce levam vantagens sobre as lojas físicas. As pessoas têm cada vez mais compromissos em sua rotina, e a internet é um meio rápido e fácil para o comércio de produtos e serviços.
Muitos já têm suas lojas de confiança. Porém, uma boa parcela de internautas utiliza os sites de busca como o Google para procurar o que querem comprar. É aqui que a otimização em SEO deve ser pensada, juntamente com ações de marketing eficientes.
Por isto, comece planejando as ferramentas de otimização que você vai usar desde o início. Separe a estrutura de sua loja virtual em vitrine, departamentos e páginas de detalhes. Além disto, crie URLs amigáveis, utilizando palavras-chave que serão encontradas em cada página.
Títulos e descrição de produtos devem contar com SEO, por meio da utilização de frases curtas, bullet points (pontos vitais do texto em negrito), tags e imagens. Tudo isto deve ser executado da forma correta, contando com o conhecimento de um profissional especializado.
O casamento perfeito entre marketing e SEO
Adotando as medidas básicas de otimização você deu o primeiro passo. Mesmo assim, fazer com que sua loja apareça entre as primeiras páginas de buscadores como o Google é um grande desafio. Por isto, contar com a ajuda de ações eficientes de marketing faz toda a diferença. Por um lado, você certamente já viu, ou viveu casos de publicidade indesejada na web.
Entretanto, em outras situações as propagandas ajudaram a lembrar de coisas que você gostou ou queria comprar. Qual a diferença entre estas duas situações? Uma boa estratégia mercadológica.
Assim como o seu site, a publicidade deve ser amigável, apresentando soluções aos problemas de seu público. Otimiza-la com recursos de formatação em SEO também é recomendável. Faça investimentos para aparecer em redes sociais e sites que direcionem aos nichos de sua loja virtual.
Tanto dentro de seu e-commerce, quanto nos demais locais onde os seus produtos e serviços aparecem, seja específico e solicito para esclarecer dúvidas. Seja em uma página própria, ou em um portal que agregue outras páginas de venda, priorize estas estratégias.
Bem-vindo a um mundo de possibilidades
O que foi mostrado até agora com relação ao SEO em e-commerce são apenas diretrizes. Quanto mais você investir neste tipo de ação, melhor serão os resultados. Lembre-se sempre de separar suas páginas organizadamente, utilizando técnicas de storytelling (narrativas sobre o produto) e agregando conteúdo de qualidade. Se você vender produtos como roupas, faça textos dando dicas para lavar e conservar por mais tempo este produto. Faça acordos com outros sites, permitindo que tragam informações em seu e-commerce e exibam suas mercadorias em troca.
Tudo isto, se aliado com um serviço de qualidade e comprometido com o cliente fará toda a diferença. Por isto comece a planejar hoje mesmo as estratégias de SEO e marketing para seu e-commerce. Com algumas medidas simples, em pouco tempo você estará despontando em seu nicho de mercado, conquistando novos públicos, ajudando pessoas e aumentando suas vendas.