O significado das cores tem um papel relevante em tempo de vendas, tanto em loja virtual como em física. Saiba utilizar a psicologia das cores no marketing em seu site e acertar na decisão das pessoas no momento da compra.
As cores utilizadas no marketing interferem no ser humano em geral. A influência ocorre tanto na associação das cores ao produto, no aspecto visual, como na razão de compra do mesmo. Elas estão relacionadas com o tipo de personalidade de cada um, como pode ser percebido a seguir:
- Consumidores compulsivos se atraem pelas cores vermelho, amarelo, laranja e azul.
- Os consumidores racionais são mais envolvidos pelas cores verde e azul marinho.
A neurociência desenvolveu um estudo sobre o significado das cores chamado neuromarketing. As cores afetam diretamente o comportamento humano na decisão de uma compra. Através do neuromarketing, é possível entender como o cérebro reage a determinados estímulos externos e interpreta as cores.
Psicologia das cores design e o significado em marketing digital
- Cor Azul: produtividade e sucesso. É uma cor fria, a qual é utilizada por empresas de tecnologia.
- Laranja: mudança, expansão e dinamismo. É uma cor estimulante.
- Amarelo: recompensa, credibilidade. Utilizado em artigos para pessoas que buscam o triunfo e poder.
- Rosa: recompensa pela saciedade de fome, sede e sexo. Muito utilizado em artigos femininos.
- Cinza: indecisão ou ausência de energia. Essa cor em marketing é aceita para atitudes neutras e diplomáticas.
- Verde: ponderações e coerência. Sugere sensação de repouso. Tem relação com a natureza, sentido ecológico.
- Marrom: conservadorismo. Pouco utilizada em publicidade, pois camufla a qualidade e o valor do produto.
- Branca: pensamento lógico e comunicação. Sensação de luminosidade, frescor e indicação de pureza.
- Roxo: pensamento abstrato, calma, sensatez e espiritualidade. Indicado em artigos religiosos e funerários.
- Vermelho: emoção, vigor e é muito estimulante. Essa cor é direcionada ao marketing e é utilizada em produtos que indicam calor e energia como artigos de ginástica.
- Preta: agressividade, medo e memória emocional. Sugere refinamento, elegância e sofisticação. Indicado para produtos luxuosos e dispendiosos.
Em que amplitude a psicologia das cores atraem os homens e mulheres? Como devo utilizar as cores site combinação? Pesquisas de Joe Hallock, que tem como profissão o designer, indicaram a preferência das pessoas. Veja a seguir em ordem decrescente de maior sintonia:
- Mulheres: azul 35%; roxo 23%; verde 14%; vermelho 9%; preto 6%; laranja 5%; marrom 3%; amarelo 3%; cinza 1%; branco 1%.
- Homens: azul 57%; verde 14%; preto 9%; vermelho 7%; laranja 5%; cinza 3%; marrom 2%; branco 2%; amarelo 1%.
Como vimos, a cor azul pode ser utilizada em seu site. Ela tem bastante influência na psicologia das cores em marketing, onde 57% dos homens e 35% das mulheres têm o azul como preferido. Sabe-se também que 27% dos homens não gostam de marrom, e 33% das mulheres não se identificam com laranja.
Outros fatores de psicologia cores marketing que não podem ser esquecidos em seu site, segundo algumas pesquisas:
- 93% dos consumidores se atentam aos aspectos visuais do produto.
- 80% das pessoas fazem ligação de uma marca com as cores da sua preferência.
- 42% deles decidem comprar de acordo com a combinação e as cores de um site.
Conclusão
Como foi visto, podemos entender como a psicologia das cores interfere no ser humano no momento de uma compra pelo consumidor, tanto em e-commerce quanto em uma loja física.
A construção do seu site deve levar em consideração os aspectos visuais, as marcas com as cores preferidas dos usuários, a combinação das cores no site e a intenção da sua página web, com o objetivo de otimizar e melhorar as vendas de acordo com o perfil do público-alvo.