O sucesso no b2b (business to business), isto é, transação comercial eletrônica entre duas instituições, trará a sua empresa parceiros fiéis e em larga escala de negócio, excelentes resultados e lucros.
Mas para isso, vendas b2b devem seguir técnicas e métricas de gestão particulares, apostar num marketing lucrativo e vendas em grande volume. Veja agora as melhores práticas b2b.
Mantenha a equipe de trabalho alinhada para aumentar vendas b2b
É importante manter uma metodologia de trabalho igual entre os integrantes da equipe. Para isso, um padrão comercial deve ser implementado e mantido ao longo do negócio b2b. Isso mantém uma organização e os diversos membros da equipe sabem como prosseguir nas vendas b2b.
Além de seguir uma metodologia de trabalho b2b na empresa, realize reuniões semanais para entender como está se comportando cada negociação envolvendo a corporação, e faça o alinhamento destes processos. Essas informações devem ser atualizadas por uma plataforma b2b, de preferência em tempo real.
Utilize um sistema e-commerce b2b eficiente
Para aumentar vendas b2b, o sistema e-commerce b2b tem que ser capaz de entender o comportamento de cada um dos clientes, com o objetivo de divulgar ofertas específicas a determinados clientes no momento certo. Dessa forma, negociações já consumadas pelos seus clientes devem ser avaliadas, oferecendo assim novos produtos com regras e descontos específicos a cada comprador.
Os clientes também não podem ter dor de cabeça no momento das vendas b2b. Por isso, a plataforma e-commerce b2b deve manter atualizado o nível de estoque de seus produtos. Isto evitará aborrecimento dos clientes e os possíveis atrasos na entrega dos produtos. Somado a isso, deve ser possível o acesso fácil ao contrato de compra e as taxas que podem envolver o negócio.
Como os acordos b2b exigem vendas em grande escala, o sistema e-commerce b2b deve ser constantemente atualizado, e ainda, oferecer repetição de compra a cada cliente, além de um agendamento para um pedido futuro.
Para aumentar a competitividade dos negócios, o e-commerce b2b deve ser abrangido aos smartphones e tablets, já que os consumidores hoje em dia buscam maior facilidade de acesso.
Identifique seu público-alvo b2b e o ataque
Encontrar os compradores certos pode não ser uma tarefa fácil. Para vender mais na minha loja virtual, é preciso saber qual a característica ideal do cliente, qual seu faturamento, quantos funcionários possuem e seu ramo de atividade.
Ao descobrir seu público-alvo e identificar um possível comprador, entenda o contexto do perfil do cliente, analisando todos os influenciadores no processo da negociação, que podem ser o usuário final, a área de compras, ou os beneficiados indiretos. A transação será favorecida se a proposta de venda se adaptar a estes conhecimentos adquiridos.
Busque parceria b2b de longo prazo
Sempre mantenha contato com seus compradores ou futuros aliados em seu negócio b2b. Estude continuamente novas empresas que podem ser atraídas por seus produtos e mantenha contato.
Para tal, envie e-mails com certa frequência às empresas em potencial e que se mostrem interessadas. Os e-mails devem divulgar sua empresa, mas também trazer recentes notícias e novidades do mercado, de modo a atrair novos clientes e vender mais b2b.
Conclusão
Aplicar as práticas b2b fará a empresa ter um melhor desempenho e quem sabe fechar grandes e longos contratos. Então, o sucesso no b2b advém de manter uma equipe de trabalho seguindo um padrão de vendas, onde todos os integrantes da equipe possam saber como está o andamento de cada negociação.
Além disso, é importante definir o público-alvo para o maior rendimento da empresa. Outro ponto é possuir um bom e-commerce b2b, já que ajudará a conhecer melhor cada um dos compradores, com o propósito de estreitar e garantir uma parceria duradoura.