Sempre que pensamos em alavancar uma empresa, pensamos que a melhor estratégia é torná-la mais próxima do público alvo de diferentes maneiras, sendo uma delas através das redes sociais. Torná-la presente em todas as redes sociais possíveis, no entanto, não é uma solução tão simples assim. Antes de tudo é preciso pensar que um bom conteúdo é sempre a chave da boa presença nas mídias e que, para isso, é preciso saber onde o público alvo está e o que levar até ele.
A produção de conteúdo adequado para cada uma das mídias em que a empresa estiver presente fará com que ela se torne ativamente conhecida nas redes sociais de forma útil. Mas antes de chegar a esta questão – a produção de conteúdo – é preciso escolher onde adicionar uma página da empresa, e para escolher quais redes sociais tem o seu perfil, é preciso conhecê-las. Aqui mergulhamos em alguma das opções: Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat, Youtube e mais recentemente Spotify.
Uma das redes sociais mais conhecidas e amadas no mundo da Internet, o Twitter conta atualmente com 310 milhões de usuários ativos. É extremamente descontraída e alcança facilmente diferentes públicos. Apesar de suas postagens serem limitadas a 140 caracteres, esta é uma mídia em que o menos nunca é mais: várias postagens ao longo do dia são fundamentais.
Estar presente produzindo conteúdo, informando em poucas palavras ou direcionando o público para outro site/blog, e dando atenção ao público alvo é a dica para uma boa presença nessa rede social. Estimular sempre a interatividade e ouvir o que o público tem a dizer: regras básicas.
Se para uma empresa o Twitter pode não funcionar muito bem por conta da demanda de produção de conteúdo – ainda que não necessariamente um conteúdo aprofundado – inegável é a necessidade e facilidade de uma empresa estar no Facebook: com mais de um bilhão de usuários em todo o mundo, a inovadora rede de Mark Zuckerberg está aí para todos os gostos.
De perfis pessoais a páginas de grandes multinacionais, é uma forma eficiente de uma empresa se fazer conhecida e lembrada, estreitando o relacionamento com seu público através das postagens e mensagens, além de contar com ferramentas de marketing como o Facebook Ads e Facebook Live.
O alcance do Facebook também é grande e, mesmo quando o alcance orgânico das postagens não é, é possível patrocinar as publicações para que elas atinjam determinados usuários. Por ser tão diversificada, é uma saída escolhida por muitas empresas para conectarem-se com pessoas de diferentes faixas etárias e classes sociais.
Conteúdo composto de imagem e texto é o foco do Facebook, assim como o do Instagram, mas nesta última opção o que mais importa é o visual: não adianta uma empresa colocar um texto incrível, uma legenda bacana que direcione ao público para conhecer sua marca se a imagem não estiver à altura.
Esta é a rede social voltada para o conteúdo visual e o segredo é bem simples: caprichando na fotografia, que nem precisa de muito tratamento já que o aplicativo oferece diversos filtros de imagem, os usuários se sentirão curiosos para ler o que a empresa tem a dizer e é assim que a mágica acontece. Como todas as outras redes sociais, as postagens podem ser apenas de conteúdo simples ou de conteúdo mais direcionado para a venda de produtos e da marca, também contando com opções de patrocinamento de publicações.
Snapchat
Agora é preciso falar sobre um dos queridinhos do momento: chegou como quem não quer nada, como uma rede social de adolescentes, conhecida por suas postagens que duram apenas 24 horas, e de repente se transformou em uma febre: o Snapchat hoje possui 150 milhões de usuários ativos todos os dias.
É através dele que as empresas – grandes ou pequenas – conseguem apresentar seu dia a dia, tudo o que acontece por trás das marcas e produtos, além de transmitir mensagens e esclarecer dúvidas dos usuários. É completamente informal e não precisa de conteúdos muito elaborados.
Youtube
Outra rede que tem como principal característica o conteúdo visual é o Youtube, mas esta não é tão espontânea quanto o Snapchat. Fundada em 2005, já é uma rede consolidada para a transmissão de vídeos.
As empresas que buscam estar presentes precisam de um grande investimento: se não de dinheiro, para que as produções fiquem com qualidade profissional, ao menos de tempo, para que os vídeos produzidos sem tantos recursos financeiros estejam em qualidade razoável para serem compartilhadas.
A vantagem do Youtube é que os usuários conseguem se inscrever no canal da empresa e sempre que algo foi publicado, receberão uma notificação ou e-mail para que vejam o novo conteúdo. Além disso, é possível compartilhar os vídeos nas outras redes sociais, gerando uma grande interação entre públicos e mídias.
Spotify
Por fim, mas não menos importante, colocamos o Spotify nessa lista e esta é uma tendência que as empresas devem ficar de olho: teoricamente este é um serviço de música digital que dá acesso aos usuários a milhões de músicas de diferentes regiões do mundo.
Falando assim as empresas podem não se animar tanto, mas é inegável que as pessoas buscam uma trilha sonora para os dias – seja para o trabalho, estudo ou período em que estiverem em trânsito – e é aí que as marcas podem aproveitar a oportunidade para se apresentar. Se a empresa em questão tem perfil para isso, criar playlists de acordo com o produto ou conceito a ser vendido é algo incrível, que faz com que os usuários se lembrem da marca de maneira muito positiva.
Conhecendo um pouco das redes sociais mais populares do momento, é preciso pensar qual é o perfil da empresa e onde está o público alvo. Ficam conectados 24 horas por dia no Twitter?
Possuem uma carga horária de trabalho grande e só checam as redes sociais uma vez? Ouvem música enquanto estão no trânsito?
Procuram vídeos sobre as marcas que gostam? Gostam de verificar vídeos curtos, como o Snapchat, no intervalo das atividades?
Respondidas todas estas questões, basta escolher as redes sociais e aguardar o crescimento da empresa. É importante não esquecer também que estar presente ou não é algo a ser pensado com critério, pois é melhor que uma empresa consiga produzir bons conteúdos em poucas redes do que estar presente em várias que não tenham manutenção.