Você tem uma empresa e deseja divulgar e conquistar mais clientes da região local? Possui um restaurante, uma pizzaria, petshop, padaria ou outro estabelecimento, e precisa conquistar mais vendas? Confira a estratégia de seo local que vai ser responsável por difundir sua empresa no localizador da Google!
O seo local para empresas melhora o ranqueamento do site visando atingir usuários mais próximos aos estabelecimentos. Por geolocalização, ou seja, localização do usuário através de seu computador, o local seo indica os potenciais clientes da região para sua empresa, através do buscador Google.
Veja agora como conquistar clientes utilizando técnicas de seo local por geolocalização!
Colocar no site 3 informações essenciais da empresa
O usuário que irá fazer uma pesquisa, para se deparar com a página do negócio, precisa de 3 referências principais: nome, endereço e telefone. Essas informações precisam estar em todas as páginas do site, o que vai potencializar no ranqueamento Google.
Essa estratégia de seo local por geolocalização precisa ser bem definida, isto é, clara ao usuário. Não colocar os dados principais em formato de imagem, pois atrapalha na indexação do site (dificulta o localizador de encontrar a página). Além disso, o telefone deve possuir o código de área.
Cadastrar o site em diretórios de negócio
Outro ponto fundamental para posicionar seo local e aparecer nas primeiras páginas da Google, é realizar o cadastro nos sites chamados de diretórios. Eles servem justamente para promover a página.
Sites como “Guia Mais”, “Lista Amarela”,” HotFrog”, “iLocal” reúnem os diferentes negócios do mercado. Todos esses precisam das informações básicas do negócio web, como nome, endereço e telefone. O Google utiliza muito esse serviço de seo local para localizar negócios da região.
Utilizar o serviço próprio da Google
Não podemos deixar de mencionar o Google Meu Negócio. Através desta estratégia de seo local para empresas, mais usuário chegarão até sua empresa através de uma pesquisa web. Como funciona?
Devem-se cadastrar alguns itens importantes da sua empresa como:
- Descrição do empreendimento com mais de 400 palavras, além do nome, telefone, endereço e horário de funcionamento.
- Categoria pertinente;
- Inclusão de fotos com boa resolução. Pode adicionar muitas fotos, o que é favorável ao seo local.
Comentários e avaliações positivas dos usuários
Outra estratégia de local seo para empresas vem da interação dos próprios clientes. Tanto os consumidores quanto o indexador Google utilizam essa ferramenta para qualificar a empresa e consequentemente realizar a ordenação no buscador.
Por isso, procure sempre deixar essa opção disponível. Os usuários podem então dar um voto positivo ou negativo, e explicar o que acham da empresa. Os diretórios de negócios utilizam desta modalidade de seo local.
As avaliações positivas irão prevalecer para o melhor posicionamento seo local. Os responsáveis pela empresa devem ficar atentos com os feedbacks, a fim de não deixar cair o conceito do negócio.
Outros aspectos também devem ser observados no seo local para empresas, entre eles:
- Fazer o site responsivo, isto é, formatar adequadamente a página para o acesso em dispositivos móveis.
- Usar palavras-chave que deixam claro o bairro, cidade ou região do negócio.
- Utilizar ainda a localidade em títulos e se possível na url (endereço) da página.
Conclusão
Com o objetivo propagar localmente o empreendimento, deixando o site nas primeiras páginas do Google, várias técnicas de seo local foram desmistificadas. Fazer o bom uso dessas estratégias seo local trará turistas que ainda não conhecem o local e clientes próprios da região, os quais podem ser fidelizados com maior facilidade, já que vivem próximos ao estabelecimento.