Desde sua fundação, há 11 anos, o Facebook que inicialmente tinha o objetivo de ser uma rede social voltada aos relacionamentos, só cresceu e se tornou um grande fenômeno, e não há duvidas que na atualidade ele é a rede social mais acessada do mundo.
A plataforma que inicialmente tinha como principal função concentrar as pessoas por meio do universo digital se transformou em um espaço para divulgação, tanto para o pessoal, como para eventos e negócios.
Além de oferecer um ótimo espaço para a publicidade, o Facebook hoje é um canal vital de relacionamento entre as empresas e seus clientes. Com 83 milhões de usuários, o Facebook tem um lucro líquido anual em torno de 1,5 bilhões de dólares.
O Facebook conta com diversos tipos de soluções em publicidades que podem te ajudar no engajamento do público-alvo, mas é justamente essa grande diversidade de maneiras de promoção na rede que pode deixar confuso para quem está dando os primeiros passos no caminho para a publicidade em redes sociais.
Existe uma solução adequada para cada tipo de comércio, com diferentes budgets publicitários e públicos diferentes. E separamos nesse artigo algumas das melhores formas de criar anúncios no Facebook, os posts pagos oferecem algumas vantagens em relação às publicidades orgânicas, que podem ser feitas através da página da sua empresa ou negócio.
Se você não sabe por onde começar, não se preocupe, preparamos algumas dicas de como fazer um anúncio no Facebook. Confira!
Criando Sua Página
Existem seis tipos disponíveis: Negócios locais, empresa, organização ou instituição, marca ou produto, artista, banda ou figura pública, entretenimento, causa ou comunidade. Após a escolha da categoria é o momento de escolher o nome de sua fanpage, pode acontecer de existirem outros estabelecimentos com nomes parecidos, por isso se houver chance de diferenciar sem fugir muito do origina,l é bom. Você também pode conectar a sua página ao seu perfil pessoal, com esse recurso não é necessário deslogar do seu perfil pessoal para administrar a sua página.
Informações Complementares
O Facebook possibilita que o empreendimento detalhe a atuação da página através de tags, também permite uma breve descrição sobre os serviços oferecidos e espaço para links de website, não deixe de colocar uma boa foto de perfil e capa para que chame a atenção. Agora que está tudo certo é hora de anunciar.
Anunciando
Não é obrigatório para a página anunciar, mas esse recurso pode auxiliar muito no crescimento de sua marca e gerar rendimentos ao seu negócio. Uma maneira bem simples de promover uma publicação de sua fanpage é clicar no botão “impulsionar publicação” o valor desse tipo de anúncio depende da quantidade de pessoas que quer atingir. A plataforma desenvolveu um criador de anúncio e um plug-in para o Google Chrome, que é chamado de Power Editor, e essas ferramentas te ajudarão muito nas publicidades.
Escolhendo Os Objetivos
Anúncios no Facebook têm objetivos diferentes e precisa saber qual o que você precisa, alguns são para aumentar as curtidas na página, outros para engajar a audiência já estabelecida, ou para transferir a navegação direcionando-a para seu website. Dentre os objetivos estão: promover posts, conseguir curtidas, clique para website entre outros.
Público – Alvo
Além desses objetivos, seus anúncios podem ser direcionados de acordo com o seu público-alvo, para isso usa o sistema de filtragens, para levar essa campanha até as pessoas que tem real interesse no que está apresentando, dentre as filtragens de público destacam-se: Localização, idade, interesses, gênero, idioma, visão politica, status de relacionamento, nível de escolaridade entre outros.
Uma última dica: fique sempre de olho no painel, pois de nada adianta fazer campanhas no Facebook e não acompanhar os resultados. Cheque os números para que possa ter uma ideia sobre o comportamento e preferência do seu público-alvo.