O uso de imagens em seu site realmente aumenta a conversão? A resposta é sim, mas há mais nessa história do que parece. Saiba como impulsionar a conversão do site com imagens.
Imagens relevantes
Por um lado, não é suficiente mostrar fotos bonitas no seu site se elas são apenas para decoração. De acordo com estudos americanos de rastreamento ocular, “os usuários prestam muita atenção nas fotos e outras imagens que contêm informações relevantes”.
O tamanho da imagem, o conteúdo da imagem e a composição da foto também fazem toda a diferença. Por exemplo, uma empresa americana descobriu que adicionar uma imagem de uma pessoa ao site aumentava as inscrições de produtos em 102,5%. Enquanto isso, um estudo de caso do ”Marketing Experiments” relatou que uma foto de um fundador da empresa superou em 35% sua alternativa de estoque.
Por fim, às vezes, as imagens podem até reduzir a conversão, dependendo de como elas são usadas. Para sua surpresa, o site de cupons “ICouponBlog” descobriu que remover o selo de segurança do site resultou em um aumento de 400% na conversão. Essa descoberta contradiz completamente outros casos em que os selos de segurança aumentaram a conversão, revelando o quanto é importante garantir que todas as páginas do seu site sejam projetadas para essa finalidade.
Vamos explorar como você pode impulsionar a conversão do site com imagens e como maximizar o potencial do seu site, escolhendo um conteúdo visual melhor, mais relevante e mais apropriado.
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Imagem como ferramenta de marketing
As imagens dão uma impressão imediata sobre seu produto, serviço ou marca, e devem ser considerado um ferramentas de marketing valiosas que podem influenciar a decisão de seu público de agir.
Seja na sua página inicial, na página do produto, na seção “Sobre” ou em uma postagem do blog, sua escolha de imagem deve:
- Ser relevante para as suas ofertas, marca ou finalidade da página. Por exemplo, escolha fotos de destino de alta qualidade para ajudar a vender pacotes turísticos.
- Melhorar seu CTA (chamadas para ação) para direcionar a atenção do usuário. Suas imagens devem funcionar com outros elementos na página, em vez de competir com elas.
- Mostrar o resultado de seguir uma chamada à ação. As imagens de “Estilo de vida”, por exemplo, podem não mostrar diretamente um produto ou serviço, mas podem sugerir os benefícios disponíveis para um comprador após a ação.
- Mostrar sua marca ou personalidade de campanha e valores. Isso oferece aos visitantes uma mensagem consistente sobre quem você é e o que você representa, melhorando, assim, a credibilidade do seu site.
- Para impulsionar a conversão do site com imagens sua escolha de imagem deve também equilibrar a qualidade visual com um pequeno tamanho de arquivo. Otimize suas imagens. Uma imagem de má qualidade pode ser rápida para baixar, mas não irá destacar a atratividade do seu produto.
Imagens e emoções
De acordo com um estudo de 2009 no Journal of Consumer Research, os compradores que fisicamente tocam produtos em uma loja acabam dispostos a pagar mais por isso. Isso se resume ao “efeito endowment”: o sentimento de que algo vale mais se você o possui.
Suzanne Shu, a autora do estudo, disse à revista TIME: “Quando você toca em alguma coisa, você instantaneamente se sente mais ligado a ela. Essa conexão provoca uma reação emocional – ‘Sim, eu gosto da sensação disso. Isso pode ser meu’- E essa emoção pode fazer com que você compre algo que você nunca teria comprado se não tivesse tocado.”
É claro que, quando você faz negócios on-line, seus clientes não podem tocar em um produto físico. É aí que entram as imagens dos produtos. Imagens de alta qualidade de seus produtos oferecem aos visitantes uma festa para os olhos e a imaginação – a próxima melhor coisa para uma sensação tátil.
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Gostou das dicas de como impulsionar a conversão do site com imagens? Fique atento ao blog do Espalhando para ver a segunda parte do artigo.