Quando as mídias sociais começaram a ser usadas pelas empresas, os números de seguidores era tudo, – quanto maior, melhor. Seu desempenho foi medido em contagens de seguidores ou no volume de Likes, Shares, Retweets ou Pins que você poderia acumular.
Mas como a mídia social evoluiu para se tornar um canal de comercialização, a forma como interpretamos esses números mudou. À medida que passamos horas todos os dias programando Tweets, encontrando conteúdo para o Facebook e editando imagens para Instagram, devemos ser capazes de determinar se o esforço está dando certo. Precisamos saber se esses números são indicativos de sucesso e como eles se correlacionam com o crescimento real do negócio.
O que é um Social Media sucesso?
Como uma marca, contar seguidores é uma “métrica de vaidade” que nem sempre é reflexo do sucesso. Embora ter um grande número de seguidores pode ser benéfico em termos do seu alcance, credibilidade e posicionamento contra concorrentes, esse número não é uma representação de quão profundamente a mensagem da sua marca ressoa com o seu público e não é um indicador de quantas vendas você Está gerando através de mídias sociais.
A mídia social é um canal de marketing que exige tempo, esforço e, muitas vezes, você precisa gastar com SEO, PPC e marketing por e-mail.
Como medir o sucesso dos meios de comunicação social – 3 etapas
1. Análise da Situação
Ao medir os resultados de qualquer atividade de marketing, você precisa de um ponto de partida. Realizar uma auditoria detalhada em seus canais de mídia social irá ajudá-lo a compreender o seu desempenho atual e dar-lhe uma posição a partir da qual planeja o crescimento.
Em primeiro lugar, use as ferramentas de análise de cada plataforma (Facebook Insights, Twitter Analytics, etc.) em conjunto com o Google Analytics para avaliar suas forças, fraquezas e oportunidades e determinar quem é seu público em cada canal.
Isso é muito importante, porque o público pode diferir muito de canal para canal.
Dê uma olhada no seu melhor desempenho em termos de alcance e engajamento. Examine o tipo de tráfego que gera para o seu site e mapeia a viagem do usuário para entender se sua atividade atual está conduzindo a conversão.
2. Concentre-se no ROI
Estabeleça um custo mensal por canal em termos de horas de trabalho, aplicável (como a publicidade no Facebook), logo após isso descreva os resultados.
Por exemplo, em agosto, você pode ter passado 20 horas no Facebook e ganhou 10.000 visitantes para o seu site através deste canal. Você terá que determinar o que esse tráfego vale para você, para decidir se você está ganhando um retorno sobre o seu investimento.
3. Use Ferramentas e Medida Frequentemente
Cada canal tem suas próprias ferramentas de análise que fornecem informações valiosas sobre o desempenho do seu conteúdo e sobre quem é seu público-alvo. Alguns irão te dar uma mesma idéia de que hora do dia / semana é a mais melhor.
Certifique-se de medir com freqüência. A mídia social é um meio instantâneo e você pode determinar quase que instantaneamente o que está gerando resultados e o que não está gerando. Não espere para criar um relatório mensal ou trimestral antes de alterar ou adaptar sua estratégia. Preste muita atenção em uma base regular; Se algo não estiver funcionando, pare de fazê-lo. Já algo que está gerando grandes resultados, encontre uma maneira ampliar ele.