Não é exagero algum dizer que hoje em dia todo mundo está sempre registrando seus dias através das lentes de seus celulares smartphones. Publicadas nas redes sociais, esses milhares de imagens criam interações entre páginas de amigos e de marcas, registram acontecimentos e até mesmo anunciam produtos e serviços.
A utilização de registros visuais é infinitamente ampla e faz com que as redes sociais busquem cada vez mais aprimorar essas ferramentas. A principal mídia voltada para este tipo de compartilhamento de conteúdo visual é o Instagram, criada no ano de 2010 e que já conta com mais de 130 milhões de usuários ao redor do mundo. Sabendo dessa grande popularidade, as empresas devem voltar sua atenção a ela, pois possui grande poder de alavancar os negócios como ferramenta de marketing.
Mas se todo mundo está sempre fotografando, como uma empresa pode se destacar e não cair na banalidade das fotografias? A resposta é simples: apresentando conteúdo de qualidade. No Instagram é possível apresentar empresas e negócios com uma pequena descrição no perfil, compartilhar imagens e vídeos curtos de conteúdos variados – que recentemente passaram de curtíssimos 15 segundos para 1 minuto completo – e fazer tudo isso com qualidade é o que diferencia um perfil comum de um perfil extraordinário, sendo este último o tipo de perfil que uma empresa deve buscar construir no Instagram.
Tendo isso em mente a empresa que busca ser uma presença forte nesta rede deve conhecer bem seu público, o que ele gosta de fazer, quais são suas preferências e hábitos, pois serão diferenciais na hora da produção de conteúdo. Conhecendo-o bem, basta que se estabeleçam estratégias para as atividades que serão feitas e esperar para colher os frutos do crescimento do negócio.
Mas como exatamente isso funciona?
Explicamos melhor: a partir do momento em que uma empresa, já sendo conhecida ou não, sente necessidade de estreitar seu relacionamento com seu público alvo, que está presente no Instagram, e cria um perfil ali ela já se apresenta como uma empresa diferente, moderna e disposta a ouvir e interagir.
Postagens Diárias
Feitas uma ou mais vezes por dia, que anunciam produtos e serviços, é possível interagir com os usuários que começarão a seguir a página da empresa, acompanhando as fotos e vídeos dos bastidores, sempre com ótimas legendas e hashtags interessantes.
Hashtags
Hashtags – palavras-chave – são muito importantes para os perfis de empresa, pois ao serem utilizadas nas postagens, permitem que outros usuários do Instagram encontrem as postagens através mecanismos de busca, além de permitir que a empresa acompanhe toda a interação feita com a hashtag criada.
Outra ferramenta interessante do Instagram é a possibilidade de vincular o perfil com as outras redes sociais que a empresa já possui, como Facebook e Twitter, criando uma interatividade entre estas páginas e os diferentes públicos que elas alcançam. Quanto mais compartilhamentos melhor!
Tornando-se uma presença forte no Instagram, a marca vai criando ou fortalecendo seu nome e isso vale muito para o mundo da Internet, pois sabemos que quem não é visto, não é lembrado. É preciso estar presente e ser lembrado com boas referências. Nesta rede social uma empresa consegue compartilhar imagens de alta qualidade que chamem a atenção dos usuários, remetendo sempre a marca, mesmo quando não se tratar exclusivamente de direcionar os usuários aos produtos e serviços oferecidos. A marca consegue, assim, criar um conceito do estilo de vida para a empresa e um vinculo entre seus seguidores. Os usuários passam a confiar e reconhecer mais a empresa, aumentando-se, assim, a procura por ela. Essa é a maneira como o Instagram colabora para os negócios.
Estar presente com qualidade em uma rede social como essa, em que há uma enorme quantidade de perfis e imagens compartilhadas todos os dias, é importante, pois será a maneira como a empresa chamará atenção dos usuários, apresentando-se interessante para que eles sigam sua página.
Mais do que seguidores, criará uma relação com estes usuários, que estarão sempre aguardando a próxima postagem para ver as belas imagens e conteúdos compartilhados. Para alcançar esse estilo de perfil extraordinário de empresas que falamos há pouco e que diferencia a sua página das demais, uma agência especializada na produção de conteúdo específico para esta mídia pode ser o que falta para sua empresa.
A Espalhando apresenta-se como uma solução para o gerenciamento de suas páginas nas redes sociais, como o Instagram, focando na produção de conteúdo, buscando aumentar sua visibilidade, criando a identidade e credibilidade que sua empresa procura.