O marketing é sem dúvida uma poderosa ferramenta para startups, pois não apenas ajuda no lançamento e posicionamento do negócio, como também ajuda em seu crescimento e desenvolvimento.
E quando se trata de Marketing Digital, ele é ainda mais relevante, por custar menos, ser mais mensurável e efetivo, ou seja, tudo que uma Startup em crescimento necessita.
Porém, não se engane, é preciso saber exatamente o que fazer e como fazer para que se colham os frutos esperados ao utilizar essa estratégia, e para ajudar você nessa tarefa, separamos algumas dicas de Marketing Digital para Startup.
Conteúdos Interessantes
Se está inserido em uma Startup que está chegando ao mundo dos negócios, provavelmente tem muito a falar sobre o panorama do mercado. E por que não transformar essa questão em conteúdos altamente relevantes e interessantes ao seu público-alvo?
Se apoiar no marketing de conteúdo é uma ótima ideia para que possa gerar posicionamento, engajamento e autoridade para sua Startup, além disso, é uma opção que sai mais em conta.
Varie os Conteúdos
Não se prenda a apenas um tipo de conteúdo, afinal, investir no Marketing de Conteúdo não é sinônimo de ficar preso a apenas produzir blog posts sobre os mais diversos assuntos, por mais que seja uma importante estratégia de conteúdo, o que não faltam é opções de formatos. Um whitepaper, pode se encaixar perfeitamente caso você queira apresentar um estudo de caso, ou para oferecer um guia completo ou inicial sobre algum assunto que você domina, o e-book é uma opção perfeita. Os vídeos estão cada vez mais suprindo a necessidade cada vez maior dos usuários que desejam consumir um bom conteúdo através do formato audiovisual. Ao investir em uma ideia de multimídia, sua Startup conseguirá atingir um público mais amplo aumentando a sua audiência.
Faça Com Que Esse Conteúdo Seja Encontrado
Claro que a produção do conteúdo é importante, mas se ele não chegar até a pessoa que mais necessita desse conteúdo, seus esforços e investimentos serão desperdiçados, não é mesmo? E para evitar que isso aconteça, o fundamental é investir na otimização desse conteúdo, e para isso você pode utilizar das já consagradas técnicas de SEO em seu site ou bolo da sua Startup. Tornando seu conteúdo amigável e otimizado para os motores de busca, você conseguirá uma posição bem melhor nas buscas orgânicas, e isso gera mais tráfego, mais interesse, que gera mais engajamento e no fim das contas, mais resultados para os seus negócios.
Encare O E-Mail Marketing Como Seu Aliado
Mesmo que se ouça por aí que o e-mail já era, uma vez que existem novas formas de interação, como as redes sociais, por exemplo. Mas a grande verdade é a seguinte: Redes sociais são ferramentas poderosas sim, mas o e-mail consegue gerar 40 vezes mais novos clientes que as principais redes sociais mais famosas do momento. E isso se deve a uma simples razão: O e-mail é uma forma direta e pessoal de contato com a pessoa que mais interessa, ou seja, o cliente ou o futuro cliente. E mais que isso, você só consegue entrar em contato com essa pessoa, porque ela previamente demostrou interesse, e está de maneira explicita disposta a ouvir o que você tem a dizer.
Use O Poder Das Redes Sociais
Queridinhas dos usuários, e dos profissionais de marketing, as redes sociais não podem ser deixadas de lado pela sua Startup caso o objetivo seja fazer uma campanha de marketing de sucesso. Principalmente se o público-alvo for mais jovem, mas também podemos ver um crescimento de usuários de todas as idades, e por isso as redes sociais são uma ótima oportunidade de divulgar os seus serviços, gerar autoridade para a sua marca e engajar a audiência.