A internet é responsável por fornecer um dos maiores espaços para negócios nos dias de hoje. Chamado de comércio eletrônico, as transações que ocorrem online, como a compra de produtos, possuem diversos fatores que justificam o seu crescimento.
Com um faturamento de R$ 53,2 bilhões em 2018, o comércio eletrônico vem avançando cada vez mais nos últimos anos, e a expectativa é que em 2019 o crescimento seja de 12% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Ebit/Nielsen.
O marketing digital é uma forma de alcançar o topo da concorrência no comércio eletrônico, e para isso, existem diversas técnicas e estratégias para aumentar a visibilidade do seu negócio e elevar as vendas.
A seguir, aprenda algumas dessas estratégias e entenda qual a mais adequada para o seu negócio. Acompanhe!
Quais as vantagens de vender pela internet
O crescimento do comércio eletrônico pode ser justificado pela praticidade. Isso porque, tudo pode ser comprado a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. As compras são feitas e entregues no local e data estabelecidos previamente.
Além de diversos produtos, por meio da internet é possível alcançar o público-alvo de maneira assertiva, tudo isso partindo de uma boa estratégia. Com informações da sua persona (perfil de cliente ideal da empresa) é possível elaborar planos de ação focados nessas pessoas.
Por esse motivo, entender as técnicas de venda pela internet melhora as possibilidades de negócios, que para isso, exigem estudos, análises de dados e pesquisas de satisfação.
Assim, é possível definir o melhor canal de divulgação para se relacionar com seu público-alvo, impulsionar a imagem da sua empresa e aumentar a captação de leads (potenciais clientes qualificados), resultando no crescimento das vendas.
Entenda como aumentar as vendas na internet
Sabendo que online existem infinitas possibilidades de negócios, é importante definir as formas mais eficientes para alcançar isso. Pois, um espaço competitivo significa diversas corporações no mesmo lugar com o mesmo objetivo: aprender diariamente como vender mais.
Os sites fazem parte dos canais de divulgação mais eficientes da internet. Funcionam como um cartão de visitas do seu negócio, e por isso, devem ser esteticamente bonitos, possuir boa navegabilidade e informações claras dos objetivos da empresa.
Fora isso, as páginas que se destacam precisam ser otimizadas em SEO. O SEO é o conjunto de ações que tem como objetivo otimizar o site para os buscadores do Google.
Essas ações melhoram o posicionamento do site, aumentando a relevância e consequentemente o tráfego. Isso porque, entre as pesquisas realizadas nos buscadores, os sites nos primeiros resultados são os que recebem o maior volume de cliques.
Caso seja necessário um impulsionamento imediato, existe também a opção de utilizar a publicidade paga do Google. O Google Adwords é essa ferramenta de anúncios pagos do Google, e por meio dela é possível patrocinar links e impulsionar o acesso ao seu site.
Utilize a internet para conseguir mais clientes
A internet é uma espécie de vitrine online, que possibilita expor seus produtos ou serviços para os potenciais clientes. Um dos seus maiores diferenciais é a praticidade na realização das transações.
As compras podem ser feitas de casa, e depois entregues com local e data estabelecidos previamente. Dessa forma, vender pela internet se mostra uma vantagem para as empresas.
Para aumentar as vendas existem estratégias e ações a serem tomadas visando um alcance maior do público-alvo. Um site bem feito e que transmita as informações necessárias para os usuários é indispensável para que se tornem clientes.
Além disso, para impulsionar a imagem do seu negócio, a otimização por SEO e a utilização da publicidade paga do Google são importantes.
Sabendo que constantemente surgem técnicas com o objetivo de alcançar mais pessoas, a missão das empresas deve ser identificar essas tendências para se manterem no mercado competitivo.
Dessa forma, é possível continuar crescendo e aumentando a visibilidade do seu negócio, impulsionando as vendas e consequentemente elevando os lucros da empresa.
Esse artigo foi escrito por André de Angelo, redator do Soluções Industriais.