É fato que a publicidade é necessária quando se quer vender um produto/serviço e atingir cada vez mais consumidores. Porém, a propaganda em revistas e jornais está com um retorno cada vez menor aos anunciantes; o motivo disso é simples: a internet.
Com o avanço tecnológico, a atenção de todos se voltou para a tela. O celular, computador, tablet e outros meios de acesso à internet passaram a ser necessidade para a população em geral. Então, por que não anunciar pela internet?
Entretanto, nesse ramo de marketing digital, vários meios de publicidade permeiam àqueles que desejam que sua empresa seja vista! Porém, nesse artigo falarei sobre apenas duas ferramentas muito poderosas: o Facebook Ads e o Google Adworks.
Mas então, como anunciar no Google e no Facebook? Qual deles você deve escolher?
Como anunciar no Facebook
Se alguém te perguntar qual a rede social mais famosa do mundo? A sua resposta com certeza será uma: O Facebook.
Em meio aos comentários, postagens, fotos e conversas, o Facebook se tornou um grande meio de atingir consumidores. Mas, por quê?
O Facebook utiliza uma publicidade inteligente, ou seja, você pode escolher quem vai ver sua propaganda! Dentre várias escolhas, você pode selecionar os interesses pessoais, sexo, faixa etária, e outros aspectos das pessoas que você julga “clientes mais prováveis”.
Por exemplo, se eu tenho uma empresa que vende acessórios para bebês, minha escolha seria mulheres, com idades entre 18 e 60 anos (mães, avós, tias…), que curtam páginas e interesses relacionados à roupa, bebês e acessórios.
E com isso, o Facebook fará tudo por você!
Além do público-alvo, você também pode escolher quantas pessoas quer atingir, com valores diferentes, baseados em cliques ou visualizações.
Quanto investir no Facebook?
A resposta para a pergunta do título é muito relativa. O quanto você vai investir no Facebook depende muito de quantas pessoas você quer atingir.
No mesmo exemplo já citado, de acessórios para bebês; se meus produtos são artesanais, ou seja, feitos à mão, eu não posso investir muito na publicidade via Facebook, pois eu não terei como produzir acessórios suficientes para a demanda.
O Facebook é uma das melhores ferramentas para criar demanda, diferente do Google Adworks.
Uma grande dica ao anunciar no Facebook, é impulsionar várias publicações, em valores variados. Porém, para isso você necessita de postagens que cativem a atenção do usuário, rica em imagens e voltadas ao seu público-alvo.
Como anunciar no Google?
Sem dúvidas o Google é a ferramenta de busca mais famosa do mundo. Mas, o que algumas pessoas podem não ter percebido, é que o Google tem uma forte publicidade, tanto em seu buscador, como nos seus outros sites, como o Youtube.
Mas, como funciona?
O meio que o Google funciona é bem mais simples que o do Facebook, porque ele utiliza as propagandas nas buscas ocorrentes, como resultados no topo, ou displays visuais (no caso do Youtube).
Por exemplo, minha empresa de acessórios de bebês somente aparecerá no Google caso alguém procure por uma palavra chave relacionada aos meus produtos, o que não acontece no Facebook.
Quanto investir no Google?
O Adworks do Google é cobrado por cliques, que são expostos nas suas milhões de buscas. Mas, como já disse anteriormente, o aconselhável é investir a demanda que sua empresa é capaz de lidar.
Outra diferença do Facebook, é que o Google Adworks é um ótimo meio para atingir a demanda já existente, pois somente quem buscar sobre algo relacionado à sua empresa encontrará a propaganda, o que, às vezes, pode se tornar um ponto negativo.
Qual escolher?
É muito difícil dizermos qual plataforma você deve utilizar, mas é possível escolher qual encaixa mais com o objetivo que você procura.
Caso você deseje que sua empresa seja vista, e que consiga uma visibilidade maior, é aconselhável utilizar o Facebook, pois seu modo de anúncio criará uma demanda para sua empresa! Mas não basta somente anunciar sua empresa no Facebook, existem muitas outras técnicas de Marketing nas Mídias Sociais para fazer sua empresa decolar!
Porém, se você quiser uma visibilidade e você já tiver uma demanda, o Google será a opção certa para você!
Mas também, ninguém te impede de utilizar os dois!