Quando o assunto é avaliar a desempenho de seu serviço ou marca dentro das redes sociais, saber o que dizer e o quanto dizem sobre você não é o bastante.
Existem várias métricas que podem e devem ser exploradas, e usadas para medir o desempenho de seus negócios nas redes sociais — não apenas com o intuito de auxiliar no atendimento ao cliente, mas também oferecer dados que sejam importantes para a estratégia dos empreendimentos.
Mas sabemos que nem todo mundo sabe sobre essas ferramentas, e foi pensando nisso que separarmos algumas dessas ferramentas (gratuitas), para monitorar redes sociais.
Quintly
Essa ferramenta te dá à possibilidade de acompanhar até 3 páginas no Facebook, dessa forma pode analisar as estatísticas sobre seus seguidores e o engajamento deles a cada novo post, e é possível a customização do dashboard com diferentes tipos de widgetes, para acompanhar as diversas métricas.
Like Alyzer
Utilizando de métricas pré-definidas, essa ferramenta calcula o desempenho que sua fanpage está apresentando em comparação com as principais páginas ligadas ao mesmo setor. Além disso, oferece diversas práticas para que você possa melhorar sua nota dentro da plataforma, que variam de 0 a 100.
Iconosquare
Antes conhecida como Statigram, à ferramenta oferece tudo que há de melhor sobre dados relacionados ao Instagram, pois o mesmo não possui um painel analítico para seus usuários. Utilizando o Iconosquare, é possível verificar o histórico de fãs, a quantidade de curtidas e de comentários. E, além disso, a quantidade de pessoas que não te seguem, mas que chegaram até sua foto por atividades de terceiro.
Cyfe
O Cyfe é a ferramenta mais robusta do mercado quando o assunto é dashboards, pois mesmo em sua opção gratuita ela oferece uma grande customização de métricas e dados nas principais redes sociais. Além disso, oferece um “modo TV” que permite ao usuário a instalação de um telão em sala ou ambiente profissional, possibilitando que várias pessoas acompanhem o desempenho da marca ou serviço em tempo real.
Followerwonk
Essa ferramenta oferece uma análise detalhada quanto aos seguidores do Twitter, você pode usar como busca, palavras-chaves, relevância social, a quantidade de vezes que o link foi divulgado, quantas pessoas retuítaram seu conteúdo, quais as linguagens que foram mais utilizadas e os locais do mundo que estão.
MyTop Tweet
A ferramenta foi criada pelos mesmos fundadores do Riffle, e permite saber quais os tweets são mais populares (levando em consideração o número de retweets e favoritos) de cada perfil. Além disso, não apenas ajuda no seu desempenho, mas oferece informações relevantes sobre os conteúdos de seus concorrentes diretos.
Viral Woot
Uma ferramenta voltada de forma exclusiva para o Pinterest, ela permite que o usuário agende seus pins, promovendo os que estão em destaques e dessa forma conseguindo novos seguidores. Além desses recursos, a versão gratuita da ferramenta exibe seus novos seguidores, o total de curtidas e repins. Na versão paga, há a possibilidade de receber um novo alerta cada vez que o conteúdo dos seus sites se torne um pin.
Google Analytics
É a ferramenta mais conhecida quando o assunto é análise e desempenho de sites, mas é mais que isso, o Google Analytics, oferece uma grande quantidade de métricas voltadas ao social, como por exemplo: quantidade de visitantes que veio até o seu site por meio de outra rede, ou até mesmo quais blogs trouxeram maiores acessos para seu serviço ou marca.
Agora que você já conhece uma boa quantidade de Ferramentas de Monitorar Redes Sociais, basta escolher aquela que mais se encaixa às suas necessidades.