Gerenciamento de Mídias Sociais e Captação de Clientes

Atualmente há um ponto em comum entre pequenas empresas e grandes corporações: a necessidade de se manter ativo e bem visto nas redes sociais. E o que aparentemente parece fácil, na verdade é um trabalho que exige muito planejamento e dedicação.

O gerenciamento das mídias sociais precisa ser feito de forma inteligente e rápida, como tudo que acontece no âmbito virtual. Mais do que apenas divulgar sua marca, esse espaço de interação é uma oportunidade para o público observar o posicionamento da empresa, a forma como trata seus clientes e o nível de conteúdo que é compartilhado. Esse é o grande segredo para se quebrar a barreira  da distâcia entre empresa e consumidor.

Se o seu negócio já possui perfis nas principais redes sociais, você poderá obter mais sucesso se souber gerenciá-los bem, além de conseguir a captação de novos clientes. Aqui vão algumas dicas para você aumentar seu engajamento virtual:

Planejamento

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Trace metas e objetivos que sejam coerentes e realistas com o seu negócio e com a situação econômica do país, levando em conta períodos que podem afetar diretamente no consumo ou contratação do seu serviço. Tempos de crise são, também, excelentes oportunidades de mostrar versatilidade e jogo de cintura. O crescimento do seu negócio exige organização, portanto não pule essa etapa.

Conheça seu cliente

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A melhor forma de alcançar o seu target e de conquistar novos públicos é conhecendo que tipo de consumidor você espera atingir. Invista em pesquisas, análises SWOT e estratégias de marketing que definam bem quem são essas pessoas e qual é o melhor jeito de estabelecer uma comunicação com elas. Conhecer os hábitos e as necessidades do seu consumidor é essencial para que você consiga falar a mesma linguagem.

Atendimento de primeira

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Não adianta oferecer um serviço bom se você se mostrar disponível para atender seu cliente. É preciso estabelecer um processo de retorno das solicitações, dúvidas e até das reclamações de forma rápida, ágil e cordial. A melhor forma de combater uma impressão ruim é desfazendo essa imagem com gentileza. Ouça com atenção o que seu cliente deseja e trabalhe para resolver o mais rápido possível.

Conteúdo

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A qualidade do conteúdo que está atrelado à sua marca diz muito sobre o tipo do seu negócio, portanto crie pautas organizadas de quais serão os assuntos e temas abordados, de que forma e com que frequência. É importante estar ativo nas redes sociais, mas sem ser repetitivo ou inconveniente, para não se tornar cansativo. Lembre-se: bom humor é fundamental e erros de português são imperdoáveis, revise os textos antes de divulgá-los.

Estratégia

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É fundamental que você saiba desenhar estratégias para seu negócio que sigam as metas definidas no seu planejamento. Promoções, participação em temas atuais, diferenciação da concorrência e valorização dos consumidores são as grandes cartas na manga. Observe quais são os períodos em que seus serviços serão mais necessários e comece por aí. Saiba, também, valorizar sua própria empresa, compartilhando os depoimentos que são benéficos à sua imagem. O “boca a boca” é a melhor arma da divulgação.

Resultados

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É importante que você analise constantemente os números e resultados dos perfis de suas redes sociais, e ver o quanto certas ações influenciaram ou não em determinados períodos. Isso lhe ajudará a criar um planejamento mais assertivo no futuro.

Mas não se esqueça que imagem vale muito, especialmente no meio virtual. Por isso, cuide da sua marca e dos canais onde ela se encontra com muito cuidado e não deixe nunca de se atualizar. As tendências da web estão em constante mudança.

 

 

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