Google Analytics: Visualizações e Sessões, o que são?

O uso do Google Analytics é muito comum entre especialistas de Marketing Digital. Através da ferramenta é possível acompanhar o que os visitantes de um site ou blog fazem enquanto estão acessando eles, como por exemplo, quais páginas são mais clicadas.

Fazer esse acompanhamento é essencial para saber o que está dando certo no site e o que precisa ser melhorado. O melhor de tudo é que o Google Analytics é gratuito e repleto de funções.

No entanto, isso não significa que a ferramenta seja tão fácil de entender. Por ter muitas funções, o Analytics costuma gerar algumas dúvidas em novos usuários e uma delas é sobre qual a diferença entre visualizações e sessões.

Se você ainda não conhece a ferramenta ou se está começou a utilizar há pouco tempo, então você precisa entender que visualizações e sessões são coisas diferentes e o que cada uma delas significa.

 

Qual a diferença entre visualizações e sessões no Google Analytics?

Google Analytics O que é

Essa é realmente uma dúvida muito comum em pessoas que começam a utilizar o Google Analytics. Porém, não é algo muito complexo de se entender. Confira a baixo o que cada um desses termos representa dentro da ferramenta:

– Visualizações: Também conhecidas como “pageviews”, as visualizações de páginas são acionadas quando uma página é solicitada por um navegador e significam o número total de páginas visualizadas, incluindo exibições repedidas da mesma página. Esse é um dos indicadores mais importantes dentro da ferramenta, pois através dele os profissionais de marketing podem decidir quais as páginas que devem ser segmentadas com chamadas para ação (CTAs) e atualizadas com conteúdo frequentemente, afinal elas são as que estão recebendo o maior número de visitas.

Mesmo mostrando os acessos, através de visualizações não é possível saber por quais motivos as páginas estão sendo visitadas. Será que é por que os visitantes estão achando o site interessante ou é por que eles não estão encontrando o que procuram? Por esse motivo é muito importante sempre fazer mudanças e acompanhar os resultados.

 

– Sessões: As sessões são importantes para saber quanto um visitante está interagindo com as suas páginas. Vamos supor que um visitante chegou a alguma página do site e ficou nela durante 30 minutos. Se não houver interação do visitante com a página, a sessão será finalizada e contabilizará como uma sessão, mas se depois desse tempo ele voltar a acessar a página, então a ferramenta contabilizará duas sessões.

Uma sessão termina uma vez que houve 30 minutos de inatividade. Por exemplo: Você está lendo esse blog agora e depois vai ler outros blogs. Depois que parar de interagir com este blog durante 30 minutos, a sessão termina. Se você retornar 1 hora mais tarde para ler outro post, em seguida, outra sessão será registrada.

 

Preciso de alguém para gerenciar o Google Analytics, o que fazer?

É muito comum empresas procurar por agências de marketing digital que oferecem serviço de monitoramento de Google Analytics e isso acontece devido ao que mencionamos no início do post, a ferramenta é muito útil, porém é repleta de funções que precisam ser muito bem analisadas.

A Espalhando é uma das agências que oferecem o serviço de monitoramento de Google Analytics e é reconhecida por oferecer excelentes resultados. Para saber mais entre em contato e solicite o seu orçamento.

 

 

About the Author: Espalhando Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.