O uso do Google Analytics é muito comum entre especialistas de Marketing Digital. Através da ferramenta é possível acompanhar o que os visitantes de um site ou blog fazem enquanto estão acessando eles, como por exemplo, quais páginas são mais clicadas.
Fazer esse acompanhamento é essencial para saber o que está dando certo no site e o que precisa ser melhorado. O melhor de tudo é que o Google Analytics é gratuito e repleto de funções.
No entanto, isso não significa que a ferramenta seja tão fácil de entender. Por ter muitas funções, o Analytics costuma gerar algumas dúvidas em novos usuários e uma delas é sobre qual a diferença entre visualizações e sessões.
Se você ainda não conhece a ferramenta ou se está começou a utilizar há pouco tempo, então você precisa entender que visualizações e sessões são coisas diferentes e o que cada uma delas significa.
Qual a diferença entre visualizações e sessões no Google Analytics?
Essa é realmente uma dúvida muito comum em pessoas que começam a utilizar o Google Analytics. Porém, não é algo muito complexo de se entender. Confira a baixo o que cada um desses termos representa dentro da ferramenta:
– Visualizações: Também conhecidas como “pageviews”, as visualizações de páginas são acionadas quando uma página é solicitada por um navegador e significam o número total de páginas visualizadas, incluindo exibições repedidas da mesma página. Esse é um dos indicadores mais importantes dentro da ferramenta, pois através dele os profissionais de marketing podem decidir quais as páginas que devem ser segmentadas com chamadas para ação (CTAs) e atualizadas com conteúdo frequentemente, afinal elas são as que estão recebendo o maior número de visitas.
Mesmo mostrando os acessos, através de visualizações não é possível saber por quais motivos as páginas estão sendo visitadas. Será que é por que os visitantes estão achando o site interessante ou é por que eles não estão encontrando o que procuram? Por esse motivo é muito importante sempre fazer mudanças e acompanhar os resultados.
– Sessões: As sessões são importantes para saber quanto um visitante está interagindo com as suas páginas. Vamos supor que um visitante chegou a alguma página do site e ficou nela durante 30 minutos. Se não houver interação do visitante com a página, a sessão será finalizada e contabilizará como uma sessão, mas se depois desse tempo ele voltar a acessar a página, então a ferramenta contabilizará duas sessões.
Uma sessão termina uma vez que houve 30 minutos de inatividade. Por exemplo: Você está lendo esse blog agora e depois vai ler outros blogs. Depois que parar de interagir com este blog durante 30 minutos, a sessão termina. Se você retornar 1 hora mais tarde para ler outro post, em seguida, outra sessão será registrada.
Preciso de alguém para gerenciar o Google Analytics, o que fazer?
É muito comum empresas procurar por agências de marketing digital que oferecem serviço de monitoramento de Google Analytics e isso acontece devido ao que mencionamos no início do post, a ferramenta é muito útil, porém é repleta de funções que precisam ser muito bem analisadas.
A Espalhando é uma das agências que oferecem o serviço de monitoramento de Google Analytics e é reconhecida por oferecer excelentes resultados. Para saber mais entre em contato e solicite o seu orçamento.