Marketing de relacionamento comentado pelo especialista Flávio Muniz

Existem 81 tipos de marketing e você já deve ter ouvido falar em alguns deles. Marketing tradicional, marketing digital, inbound marketing, outbound marketing, marketing de relacionamento. Todos eles são importantes para as empresas, mas o marketing de relacionamento é o mais importante deles.

Neste artigo você vai saber mais sobre o marketing de relacionamento e como implementá-lo na sua empresa, de acordo com o especialista em marketing digital Flávio Muniz.

Foco no cliente

Os outros tipos de marketing, como o marketing tradicional, por exemplo, impacta novos clientes, pessoas estranhas, e leads, que são possíveis clientes. Já o marketing de relacionamento impacta clientes ativos. Além disso, o marketing de relacionamento é muito barato, tem um custo quase zero e é muito rentável para a empresa. Outra vantagem é que ele impede que o cliente vá para a empresa concorrente.

Na verdade o marketing de relacionamento também é uma filosofia e uma forma de agir. Enquanto no marketing tradicional o foco é no produto, no marketing de relacionamento tem os clientes como peça fundamental.

O Marketing de Relacionamento impede que o cliente vá para a empresa concorrência.
O Marketing de Relacionamento impede que o cliente vá para a empresa concorrência.

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CRM

Uma das estratégias de marketing de relacionamento mais rentáveis que pode ser implementada é a Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão de Relacionamento com Clientes.

O especialista diz Que diferente do que muitos pensam, a CRM é uma estratégia e não uma ferramenta. Ela funciona de uma maneira bem simples. Os clientes são separados em três níveis: “clientes bons”, “clientes não tão bons” e “clientes não rentáveis”. Assim a empresa pode investir mais no relacionamento dos clientes mais rentáveis.

O algoritmo do CRM é capaz de entender todas as necessidades de relacionamento que a empresa tem com o cliente. Ele notifica a empresa sobre quando é necessário recompensar um cliente rentável. Uma das recompensas pode ser um brinde, uma promoção, um desconto ou um cupom para sorteio, por exemplo. Além disso, a empresa pode fazer uma ligação, marcar uma reunião ou mandar um e-mail para os clientes rentáveis, para que o relacionamento seja mantido.

Uma das estratégias de marketing de relacionamento mais rentáveis que pode ser implementada é a Customer Relationship Management (CRM).
Uma das estratégias de marketing de relacionamento mais rentáveis que pode ser implementada é a Customer Relationship Management (CRM).

Diferente do que as pessoas pensam é uma estratégia extremamente rentável, porque no longo prazo ela mantém os clientes ativos na sua base de clientes. Não deixa que o cliente fuja para o concorrente e ela é extremante barata”, comenta o especialista e acrescenta que fidelizar clientes é muito mais interessante que gastar dinheiro para impactar novos clientes.

Pequenas empresas

O especialista comenta que o CRM é implantado em grandes empresas, como bancos e grandes indústrias e algumas delas têm um setor só de CRM. Mas “não é só para empresas grandes, serve para pequenas empresas, para padaria, para açougue, para todo tipo de empresa você pode implementar o CRM”.

Uma alternativa ao CRM, como comenta Muniz, é uma lista simples feita no Excel ou até mesmo à mão. O importante é ter sensibilidade para identificar os clientes mais rentáveis e recompensá-los de alguma forma. Basta fazer uma lista com os nomes, data de nascimento e endereço dos clientes e separá-los em listas identificando os mais retáveis.

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O cliente se sente importante

O comportamento do consumidor está muito mais ligado aos pensamentos subconscientes que nós temos do que aos pensamentos conscientes. Nós tomamos atitude de compra por conta do nosso subconsciente, muitas pessoas não sabem disso”, comenta o especialista.

Quando o cliente recebe brindes e recompensas ele se sente importante e motivado a voltar a comprar naquela empresa. Até mesmo uma coisa que não tem um valor financeiro, como uma ligação para desejar feliz aniversário, para o cliente ou para um familiar próximo, pode fidelizar um cliente.

O marketing de relacionamento tem como uma das estratégias recompensar os clientes rentáveis para fidelizá-los.
O marketing de relacionamento tem como uma das estratégias recompensar os clientes rentáveis para fidelizá-los.

Resultado

O marketing de relacionamento é barato, mas exige tempo e dedicação. O especialista comenta que depois de implementar as estratégias de marketing de relacionamento “é só ver o ROI, retorno sobre o investimento, aumentando de forma exponencial. Porque a partir do momento que o cliente não foge para a concorrência ele fica seu cliente por longo prazo e isso é cíclico”.

Se você quer implementar o marketing de relacionamento na sua empresa contrate uma palestra de marketing de relacionamento, com o especialista Flávio Muniz. Basta entrar em contato.

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