Marketing digital é um fenômeno relativamente recente da internet e que cada vez desperta mais curiosidade e interesse das pessoas. Dentre alguns conceitos confusos e informações não tão confiáveis, é comum encontrar ideias meio conflitantes e pouco convincentes sobre o que, de fato, é marketing digital.
Afinal, o que é marketing digital?
Marketing digital corresponde a promoção de produtos por meio de plataformas digitais, com o objeivo de estimular o uso dessas marcas/produtos.
A utilização do marketing digital proporciona uma atividade com um foco maior, mais preciso, bem detalhada e definida, fazendo com que o cliente possa ser alcançado da forma ideal, com um nível de acuidade impressionante.
O marketing digital, portanto, atinge as atividades online da pessoa, com a meta de buscar negócios em expansão, relacionando-se e estimulando a formação de uma visão positiva sobre determinada marca.
Existem várias técnicas com esse intuito de promover o marketing digital, sendo as mais conhecidas o SEO,o Marketing de Conteúdo e o Inbound Marketing.
Breve histórico do marketing digital
A internet começou a popularizar-se de verdade a partir da década de 90, quando ainda não havia uma participação expressiva das pessoas na formação do conteúdo desenvolvido. A cultura participativa praticamente ainda não existia – era um conceito pouco difundido. Isso fazia com que as pessoas tivessem um comportamento passivo, de assimilação de informações e pouco mais.
Aos poucos, o marketing da internet passou a adquirir algumas características próprias, se tornando um importante veículo de influência e com grande uso da cultura participativa, ou seja, da formação da informação em conjunto entre as pessoas.
A Web 2.0 passou a permitir essa capacidade de interação, favorecendo o marketing digital e permitindo que as pessoas passassem a ser consideradas individualmente, de acordo com os seus hábitos e características digitais, fazendo com que o marketing digital se tornasse muito mais específico e preciso, personalizado.
A força do marketing digital hoje
O marketing digital possui uma capacidade enorme de interação entre pessoas e anúncios, ao vivo, sem cortes, de modo extremamente eficaz e influente. Além disso, a capacidade de poder ter uma relação de troca, bilateral, permite um fluxo de informações muito maior e uma sensação de que a pessoa alvo do marketing digital efetivamente faz parte do processo comunicativo.
Outra vantagem impressionante do marketing digital é a capacidade de poder definir as mensagens conforme os tipos de grupos selecionados como alvos. Isso permite um aumento significativo da eficiência das campanhas de marketing.
A força do marketing digital e a vantagem sobre o marketing tradicional
O marketing digital permite uma amostragem imediata dos produtos e um feedback muito mais rápido por parte do público alvo, em virtude da facilidade de a internet permitir uma apuração em tempo real dessas informações.
Da mesma forma, é possível personalizar cada tipo de abordagem de marketing, muito em função das próprias informações que são coletadas dos usuários. É por meio das facilidades que a internet proporciona que se torna bem mais fácil poder entrar em contato com o público alvo.
Outra vantagem do marketing digital é a facilidade de publicar os conteúdos, tendo em vista o caráter global da internet e a facilidade de a mesma ser acessada nos dias atuais, sendo, muitas vezes, um veículo muito mais acessível que outros mais antigos, como o jornal.
Mecanismos de controle e acompanhamento do marketing digital
Existem várias formas estratégicas de mensurar o sucesso do marketing digital que está sendo aplicado a um dado contexto. Um dos métodos mais úteis é a partir do chamado nível de engajamento, que oferece um conjunto de dados que devem ser considerados para se chegar a uma formação melhor das estratégias de marketing digital.