O marketing digital se transformou em uma das prioridades quando o assunto é publicidade e propaganda de um produto ou serviço oferecido por uma determinada empresa.
Por ser uma forma prática, dinâmica e acessível para diversas empresas de qualquer porte e segmentos. Ele vem sido muito utilizado para promover os negócios e manter um contato direto com o cliente.
Mas como tudo que está em ascensão e chama atenção começam a surgir famosos mitos em torno do marketing digital.
5 mitos sobre marketing digital
- Não há possibilidade de fazer marketing digital sem marketing convencional.
É sim possível, ao contrário do que muitos empresários pensam é sim possível utilizar somente o marketing digital para impulsionar seus negócios. O marketing digital se destaca por abranger uma grande quantidade de pessoas que acessam a internet diariamente as chances de um produto ficar conhecido é grande. Em alguns casos pode sim ser utilizado apenas o marketing digital em uma campanha.
- O marketing digital é a grande solução para todos os meus problemas.
Pensar que o marketing digital é a chave para resolver todos os seus problemas em relação à venda e divulgação do seu produto não é real. Entre os mitos esse é o que mais as pessoas acreditam, mas não é bem assim. O marketing digital ajuda sim a alavancar o seu negócio, porém, isso depende de várias coisas, como por exemplo: a qualidade do seu produto, a reputação da sua empresa, o cumprimento dos prazos e claro, a maneira com que essa empresa trata seus clientes. O marketing digital não opera milagres, ele é uma ajuda para a divulgação de um determinado produto.
- O marketing digital é barato e muitas vezes até de graça.
O mito dos mitos, é preciso deixar bem claro que marketing digital não é algo fácil de ser feito, é altamente trabalhoso e acima de tudo, não é um trabalho gratuito. As pessoas têm esse conceito na cabeça, talvez isso aconteça pelo fato do Google vez ou outra oferecer algum recurso grátis e isso passa uma ideia para quem não tem conhecimento no meio que o marketing digital é algo barato, mas não é bem assim. É claro que quando comparada a outros tipos de mídias convencionas como é o caso de anúncios em jornais e na TV ele tem um preço menor, mas não é um serviço gratuito e nem baratinho.
- Seguir receitas de sucessos.
Achar que o que deu certo para uma empresa vai ter o mesmo resultado com outra é outro grande mito dentre os mitos no marketing digital, não existe receita única. Para cada empresa é necessário uma abordagem especifica, voltado a um público específico, pois cada segmento é único, e o publico alvo também, portanto é preciso elaborar estratégias de marketing digital voltadas especificamente para sua empresa.
- Um website é suficiente.
Outro grande engano é achar que ter apenas um site vai te ajudar na divulgação da sua empresa, é apenas o começo da caminhada, é verdade que ele serve como um canal entre a empresa e o cliente, mas é preciso geri-lo de maneira correta, trabalhar na divulgação e sempre estar atento às dúvidas de seus clientes e soluciona-los. É interessante sempre utilizar as redes sociais, listas de e-mails como aliados nessa caminhada.
Agora que você já sabe quais são os cinco maiores mitos sobre o marketing digital, fique sempre atento a eles para não errar.