Uma empresa além de possuir um produto referência, deve também saber cativar seus clientes explicando seus valores e preocupações. Aí que entra o storytelling, que são técnicas de contar histórias, envolvendo fatores emocionais, pessoais e que fazem uma conexão com a vida dos clientes, fazendo os mesmos refletirem e estreitarem sua ligação com a marca.
Qual o significado de storytelling?
Story significa história e telling é o ato de narrar. O storytelling ficou conhecido por histórias interessantes para contar e aproximar o cliente da empresa.
Essas histórias devem ser originais, fazer um apelo, mostrar a forma como o produto está englobado na vida dos consumidores, ser persuasivas, possuir personagens que representem os clientes, além de um bom conteúdo de mídia, como animações e vídeos.
Seu storytelling marketing não está sendo eficaz? Veja 3 principais motivos para isso.
1) Você está seguindo um guia certo de storytelling para emocionar os clientes e promover sua marca?
A Jornada do Herói é um padrão de como contar histórias. Esse tipo de guia ajuda a cativar os clientes. Veja alguns dos passos da Jornada do Herói, que também podem servir como dicas para youtubers no momento de criar histórias.
- Na introdução, o personagem principal do filme ou herói inicia sua jornada numa vida pacata, até que surge um desafio.
- O Herói não aceita encarar a aventura de início, mas é convencido para tal.
- Ele passa então por inúmeros obstáculos, conseguindo superá-los.
- Finalizando a história, o personagem principal retoma à sua origem e serve de referência para quem acompanhou a história.
Lembrando que os vídeos de storytelling marketing devem relacionar os heróis às características do produto e os objetivos da marca. Os heróis podem ser fictícios ou reais, mas fazem referência aos clientes da empresa.
2) Você está usando elementos essenciais para prender a atenção dos usuários?
A história contada por você, através de vídeos de storytelling, deve se preocupar com alguns itens, entre eles:
- Proporcionar um efeito visual e interativo.
- O criador de conteúdo das histórias deve estabelecer um personagem que represente um público-alvo, que consiga passar emoção e que tenha fortes visões de mundo.
- O conflito estabelecido no storytelling deve ser solucionado, transmitindo no fim uma superação ou mensagem positiva.
- A linguagem deve ser de acordo com o perfil de seus clientes, e utilizar também diálogos reais.
- Na mensagem principal da história deve estar incluso o porquê da sua empresa desenvolver certos produtos.
- Valores da empresa devem ser bem fixados.
- E ainda transmitir humildade da empresa.
3) Seu storytelling está incluso ao longo do seu site?
Para que o usuário entre em seu site e acompanhe a storytelling por inteiro, o layout da página deve ser convidativo. Na home (página principal), evite poluição visual e aplique as técnicas de storytelling, contando uma narrativa que aproxime e encante os clientes.
Na página “sobre a empresa”, deve-se criar histórias de storytelling, incluindo missão e valores do negócio, além da cultura da empresa e detalhes da fabricação dos seus produtos. Já parte do site “produtos”, é interessante adicionar vídeos ou animações de storytelling marketing sobre como o produto ou serviço vai agregar na vida dos clientes.
Conclusão
Você já conhecia essas técnicas de como contar histórias? Passe a executá-las e verá que seu negócio ou marca deixará uma identificação positiva e otimista na visão do cliente. Consumidores satisfeitos, e que tenham mesmos valores de mundo que sua empresa transmite, através da storytelling, serão sempre aliados e fiéis à marca.