Motivos pelos quais sua estratégia de Storytelling não está funcionando

Uma empresa além de possuir um produto referência, deve também saber cativar seus clientes explicando seus valores e preocupações. Aí que entra o storytelling, que são técnicas de contar histórias, envolvendo fatores emocionais, pessoais e que fazem uma conexão com a vida dos clientes, fazendo os mesmos refletirem e estreitarem sua ligação com a marca.

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Qual o significado de storytelling?

Story significa história e telling é o ato de narrar.  O storytelling ficou conhecido por histórias interessantes para contar e aproximar o cliente da empresa.

Essas histórias devem ser originais, fazer um apelo, mostrar a forma como o produto está englobado na vida dos consumidores, ser persuasivas, possuir personagens que representem os clientes, além de um bom conteúdo de mídia, como animações e vídeos.

Seu storytelling marketing não está sendo eficaz? Veja 3 principais motivos para isso.

1) Você está seguindo um guia certo de storytelling para emocionar os clientes e promover sua marca?

A Jornada do Herói é um padrão de como contar histórias. Esse tipo de guia ajuda a cativar os clientes. Veja alguns dos passos da Jornada do Herói, que também podem servir como dicas para youtubers no momento de criar histórias.

  • Na introdução, o personagem principal do filme ou herói inicia sua jornada numa vida pacata, até que surge um desafio.
  • O Herói não aceita encarar a aventura de início, mas é convencido para tal.
  • Ele passa então por inúmeros obstáculos, conseguindo superá-los.
  • Finalizando a história, o personagem principal retoma à sua origem e serve de referência para quem acompanhou a história.

Lembrando que os vídeos de storytelling marketing devem relacionar os heróis às características do produto e os objetivos da marca. Os heróis podem ser fictícios ou reais, mas fazem referência aos clientes da empresa.

2) Você está usando elementos essenciais para prender a atenção dos usuários?

A história contada por você, através de vídeos de storytelling, deve se preocupar com alguns itens, entre eles:

  • Proporcionar um efeito visual e interativo.
  • O criador de conteúdo das histórias deve estabelecer um personagem que represente um público-alvo, que consiga passar emoção e que tenha fortes visões de mundo.
  • O conflito estabelecido no storytelling deve ser solucionado, transmitindo no fim uma superação ou mensagem positiva.
  • A linguagem deve ser de acordo com o perfil de seus clientes, e utilizar também diálogos reais.
  • Na mensagem principal da história deve estar incluso o porquê da sua empresa desenvolver certos produtos.
  • Valores da empresa devem ser bem fixados.
  • E ainda transmitir humildade da empresa.

3) Seu storytelling está incluso ao longo do seu site?

Para que o usuário entre em seu site e acompanhe a storytelling por inteiro, o layout da página deve ser convidativo. Na home (página principal), evite poluição visual e aplique as técnicas de storytelling, contando uma narrativa que aproxime e encante os clientes.

Na página “sobre a empresa”, deve-se criar histórias de storytelling, incluindo missão e valores do negócio, além da cultura da empresa e detalhes da fabricação dos seus produtos. Já parte do site “produtos”, é interessante adicionar vídeos ou animações de storytelling marketing sobre como o produto ou serviço vai agregar na vida dos clientes.

Conclusão

Você já conhecia essas técnicas de como contar histórias? Passe a executá-las e verá que seu negócio ou marca deixará uma identificação positiva e otimista na visão do cliente. Consumidores satisfeitos, e que tenham mesmos valores de mundo que sua empresa transmite, através da storytelling, serão sempre aliados e fiéis à marca.

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