Muitas pessoas se confundem quando o tema é a diferença existente entre marketing, publicidade e propaganda. De fato, a utilização popular destes termos, muitas vezes, se mistura.
Entretanto, os profissionais da comunicação (e não só eles) precisam compreender bem as diferenças existentes entre estas três formas de usar a comunicação para fins empresariais. Vejamos as diferenças existentes entre marketing, publicidade e propaganda.
Marketing: o nascimento dos planos
O marketing funciona como uma espécie de referência anterior a publicidade e a propaganda, nascendo em um período anterior aos outros. O marketing tem como foco o estabelecimento de planos para a comunicação que tenha valor para o consumidor de um produto ou o cliente de uma empresa, para agregar valor a essa pessoa jurídica (ou física, no caso de marketing pessoal) perante a sociedade como um todo.
O marketing funciona como uma atividade que busca o fortalecimento de uma pessoa jurídica/empresa ou até mesmo de uma pessoa física. Depende da situação e do cliente envolvido.
Publicidade e propaganda: ideia, ação e resultados
A publicidade, por sua vez, tem outras características. Relaciona-se a forma como a empresa em si ou determinados produtos querem ser vistos. É uma imagem, um conceito, uma ideia, que precisa ser transmitida para a pessoa, a população, enfim, o foco da comunicação a ser repassada, de maneira inteligente.
Por sua vez, a propaganda é uma atividade mais restrita, referindo-se a uma parcela da publicidade, com o objetivo de divulgar – normalmente com um custo – determinado conceito e o vincular a empresa. O foco é mexer com o consumidor, fazer com que ele se sinta estimulado a consumir produtos da empresa ou a absorver determinada ideia – é uma ação pública e com alto poder de persuasão.
A conexão sinérgica entre marketing, publicidade e propaganda
Embora não sejam exatamente as mesmas coisas, as atividades de marketing, propaganda e publicidade, se reunidas em um mesmo sentido, tem um potencial muito forte, para causar um impacto potente na sociedade como um todo.
Ações conectadas e integradas de marketing, publicidade e propaganda são muito fortes e potencializam a empresa para um outro patamar. Como ressaltamos, o marketing surge como uma espécie de planejamento, ou seja, o que se quer realizar, qual a imagem que a empresa pretende transmitir, de que forma, em quais veículos, com qual periodicidade, dentre outras questões.
Por sua vez, a propaganda é a materialização deste ato, é o resultado de um plano de marketing bem sucedido. E a publicidade, onde entra nisso? A publicidade usa exatamente os conceitos formulados nos planos de marketing, para transformar aquele plano em algo que possa ser bem consumido pelo cliente, aceito e estabelecido conforme os interesses da empresa.
Para tanto, é preciso ser criativo e desenvolver algo que possa ser compreendido e bem avaliado por um público alvo.
A importância decisiva para transformar a imagem de uma empresa
No fim das contas, a publicidade e a propaganda funcionam como mecanismos usados pelo marketing, para dar uma boa imagem a produtos, serviços, empresas e pessoas.
O marketing diz respeito a um planejamento, bem mais complexo, que precisa estar coordenado através de vários planos, na verdade. A propaganda e a publicidade entram a partir de um planejamento bem desenvolvido de marketing, com ações e atitudes bem definidas e com objetivos específicos, além de um público-alvo.
Independentemente da escolha, uma dica fundamental: conhecer o mercado
O profissional envolvido com marketing, publicidade e propaganda precisa conhecer o mercado. É fundamental, muito mais importante do que obter conhecimento técnico. Trata-se da regra mais importante e que vale para o marketing, a publicidade e a propaganda em si.