Link Building é o trabalho de conseguir links para determinadas páginas ou sites. Seu objetivo é criar maior relevância nos mecanismos de buscas e na Web. Pois um dos principais critérios desses mecanismos de busca para um bom posicionamento de um site são os links que ele recebe, e em uma estratégia de SEO fazer um bom Link Building é essencial.
Por que o Link Building é tão importante para a estratégia de SEO?
O Google faz a sua avaliação de reputação e autoridade de um site através dos links que ele recebe, e podemos afirmar que bons links são o motor da estratégia de SEO, links são essenciais, pois na internet, a relação entre sites é feita através de links, de uma página para outro, e de um site para o outro.
Desta forma, quando uma página indica um link, está afirmando que a outra é confiável.
Na rede, links funcionam como “votos” de uma página que elegem outras páginas e outros conteúdos, quando uma página faz um link direcionando a outra, ela está dizendo aos seus visitantes que eles devem ler aquela página indicada.
O Google leva em consideração diversos fatores quando avalia um link de uma página à outra, fatores como: O contexto em que o link aparece, o texto que aparece no link, e se o link é dofollow ou noflollow.
Por exemplo: se um site que tem grande relevância no setor de educação, utilizar o Link Building para linkar outra página, já é um grande passo para que a página que foi linkada tenha um bom posicionamento para a palavra-chave em questão. Por isso o Link Building é tão importante para a estratégia de SEO.
Há várias formas de conseguir links, porém, é preciso tomar muito cuidado, pois links irrelevantes podem ter um efeito contrário do esperado, além de não coloca-lo em um bom posicionamento, pode até mesmo bani-lo do Google.
Links bons são aqueles considerados “naturais”, que são relevantes tanto para quem linka quanto para quem é linkado. E vale acrescentar que os melhores links são aqueles mais difíceis de conseguir.
Para fazer um Link Building, antes de tudo é essencial publicar em seu site bons conteúdos, pois é a melhor maneira de ser linkado, um site sem bom conteúdo jamais ficará bem posicionado no Google e em outros mecanismos de busca.
Pois não adianta usar o Link Building como estratégia de SEO se o conteúdo apresentado não acrescente em nada ao leitor.
Quando o conteúdo apresentado é relevante, blogs especializados podem fazer um review do seu produto e recomendá-lo através de link a outros usuários.
Quando seu produto é relevante, blogs especializados poderão fazer o review, falar de seu produto e recomendá-lo com um link a outros usuários.
Também há a possibilidade de fazer prospecção ativa de links, uma estratégia que se assemelha à assessoria de imprensa, que produz releases e sempre está à caça de sites, blogs e páginas que possam criar links para o seu site.
Para utilizar um Link Building como estratégia de SEO, não existe uma receita certa, mas o grande segredo é sempre conseguir links relevantes e bons, links que seus concorrentes já possuem, e acima de tudo, links que seus concorrentes não podem conseguir.