O objetivo de implementar a otimização de sites seo é estar nas primeiras páginas dos mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo. Com isso, sua empresa, marca ou negócio adquire mais visibilidade e recebe novos visitantes, que podem se tornar clientes em potencial.
O que é seo otimização de sites?
A sigla SEO significa Search Engine Optimization, que representa um conjunto de práticas relacionadas à otimização de sites, para que sua página web se torne mais relevante e conquiste bons resultados nos localizadores.
As técnicas de otimização de seo buscam gerar um tráfego orgânico, ou seja, os usuários chegam até seu site sem que você tenha que pagar por isso.
Por exemplo, quando você contrata o Google para que coloque anúncios de seu site neste mecanismo de busca, essa prática é conhecida como link patrocinado. Os resultados de link patrocinado aparecem em cima dos resultados orgânicos, naturais ou não pagos.
Conheça algumas técnicas de otimização seo, as quais você pode adotar para melhorar o ranqueamento no Google.
1)Acrescente o arquivo robots.txt
O arquivo robots.txt traz informações aos mecanismos de busca, instruindo quais páginas do seu site ou diretórios não devem ser rastreadas e incluídas no Google ou Bing.
Pra criá-lo, você pode utilizar o bloco de notas. Alguns comandos para o funcionamento dele são o “disallow”, que impede que o Google analise alguma página, e o “user-agent”, que define qual localizador será impedido. Veja um exemplo:
“User-agent: Googlebot”
“disallow: /tmp/página que desejo desabilitar”
Depois de desenvolvido o arquivo de otimização em seo, basta adicioná-lo na raiz de seu site.
Entenda, a seguir, a importância do robots.txt.
- Evita o rastreamento de conteúdo irrelevante
A otimização para mecanismos de busca seo envolve produzir artigos, imagens e vídeos que sejam atrativos aos usuários. O envolvimento deles é um dos fatores para o melhor posicionamento do site no Google.
Vamos supor que uma página de sua empresa tem acesso restrito, como por exemplo, uma tela de login. Nela, só os colaboradores podem visualizar o conteúdo.
Não seria nada interessante quando um novo visitante, um eventual cliente, chegar até sua página, através da pesquisa do Google, e encontrar uma tela bloqueada.
Isso desagrada o usuário, pois não era o que ele esperava. Por isso, pode ser que desista de conhecer o site.
- Gerencia o rastreamento de conteúdo duplicado
Os localizadores penalizam os sites que utilizam conteúdos repetidos. Assim, utilize o robots.txt para impedir que isso aconteça.
Seu site pode ter diferentes páginas de entradas, com o mesmo conteúdo, porém com layouts diferentes. A ideia disso é testar qual design satisfaz mais os usuários.
Enquanto uma página de entrada estiver ativa, você pode bloquear a outra. Outro exemplo é quando alguns sites geram uma versão específica para impressão da página, que possui mesmo conteúdo, mas com diferente formatação.
- Evita o rastreamento de todas as imagens do site
O arquivo robots.txt, sendo um dos métodos de otimização para mecanismos de busca seo, também pode barrar imagens desnecessárias aos usuários.
Algumas ilustrações fazem parte de um contexto, de um conjunto de imagens. Quando vistas individualmente pelos visitantes, através de busca de imagens do Google, elas podem não trazer o efeito desejado ou uma má impressão.
Dessa maneira, para não frustrar os potenciais clientes de seu site, crie um diretório reunindo as imagens que precisam ser barradas, e insira esta pasta no robots.txt. Assim, as imagens só serão mostradas quando os usuários visitarem o site.
2)Pense na estrutura e layout do site
Hoje em dia, os sites que não adaptam o design da página, de acordo com os diferentes tipos de dispositivos móveis, perdem pontos na classificação dos principais localizadores.
Assim, a otimização para seo abrange proporcionar um design responsivo, isto é, que não se deforme nos smartphones ou tablets. E mais, o layout do site deve dispor de todas as funcionalidades que se encontram quando acessadas por um desktop ou notebook.
Essas funcionalidades precisam ainda ser testadas nos diferentes meios, para que não tenham defeitos em determinados dispositivos.
Com relação à estrutura do site, forneça caminhos práticos para que o visitante tenha acesso ao conteúdo que procura, com o menor número de cliques possível.
Visando a otimização de sites seo, organize bem os conteúdos do seu site, separando por módulos e categorias de produtos, de forma intuitiva.
Para melhorar o ranqueamento no Google, adicione palavras-chaves nesses links internos que levam até seu artigo.
Acompanhe outras dicas para melhorar na usabilidade e navegabilidade dos usuários, o que influem na otimização de seo.
- Reduza o tamanho das imagens, de modo que tenha boa resolução e não fique pesada no site.
- Preocupe-se com uma velocidade rápida em todas as áreas de seu site, já que essa condição é primordial para não perder leitores. Se o seu site estiver bem estruturado e o problema não for interno, verifique por outro serviço de hospedagem.
- Utilize os “call to actions”, que são os botões chamativos. Você pode adicioná-los, por exemplo, nos links “Realize o orçamento”, “Entre em contato” e “Confira os destaques”.
3)Proponha conteúdos cativantes
Para que um conteúdo tenha qualidade e seja convidativo para os usuários, leve em conta se o mesmo aborda um assunto moderno, original, interessante, que responda as dúvidas dos visitantes e que possua o tamanho ideal.
Tudo isso é responsável para que o conteúdo seja relevante, uma das técnicas de otimização seo. Os principais localizadores avaliam se os artigos, imagens e vídeos possuem qualidade.
Pensando no tamanho do conteúdo, não pode ser muito curto. Isso porque, para abranger todos os itens que ele traz consigo, um texto pequeno não será capaz de elucidar as dúvidas do leitor.
Por isso, traga detalhes, aprofunde em determinados tópicos e explore bastante o assunto tratado, mostrando que tem um material rico e completo.
Veja ainda outras recomendações para que seu conteúdo seja relevante, valorizando a otimização em seo.
- Utilize as palavras-chaves de cauda longa no decorrer de seus artigos.
- Adicione diferentes tipos visuais no conteúdo, como imagens, infográficos e vídeos. Acrescente ainda em seu site tutoriais e descrições minuciosas dos produtos, os quais se traduzem em maior engajamento.
- Programe-se para atualizar com frequência sua página virtual, com a finalidade de manter o acesso diário dos visitantes e de indicar ao Google que o site é relevante.
Conclusão
A otimização de sites seo reúne diversas estratégias que podem ser aplicadas em seu blog, com objetivo final de constar no topo das pesquisas do Google. Assim, através do tráfego orgânico, sua página pode ficar bem ranqueada nos localizadores.
Dos métodos de otimização do seo analisados, estão a implementação do arquivo robots.txt, com o intuito de barrar páginas desnecessárias aos leitores, a preocupação com a estrutura, a organização e o layout do site, de forma que funcione nos variados dispositivos móveis, e por fim, o desenvolvimento de conteúdo relevante ao usuário.