É fato que o trade marketing convencional está perto de ser encerrado. Está mais do que na hora de começar a falar em uma temática muito mais associada ao novo contexto da tecnologia digital.
Você está por dentro deste cenário?
Portanto, entenda exatamente como ele conquistará cada vez mais o interesse das pessoas responsáveis por realizar as ações de fornecimento e disponibilidade de produtos e serviços para o cliente através de uma relação estratégica com todo o sistema de abastecimento, ou seja, os revendedores, os distribuidores e outros elementos.
Entenda o conceito do Inbound Trade
Expressão criada pela Olá Multicom, a Inbound Trade se trata de uma forma de trade marketing que se ajusta ao contexto virtual e retira dele todas as características apropriadas para alcançar os públicos-alvos no momento apropriado e de modo correto.
De maneira geral, o Inbound tem a ver com o Inbound Marketing, que é um conceito desenvolvido pela Hubspot que abrange uma série de técnicas de marketing com o objetivo de chamar a atenção das pessoas, ao invés de comprar. Isso significa chamar a atenção através de um conteúdo virtual extraordinário e não apenas com publicidade nos meios convencionais em televisão, jornal, rádio e outdoors.
Por causa de tudo isso, é possível estabelecer que o Inbound Trade, como uma evolução do trade marketing tradicional, usufrui desta caracterização de controle que os públicos contam em cima dos dados que procuram na internet, para despertar o seu interesse e fidelizá-los de uma maneira muito mais natural, eficaz e econômica.
Vale destacar que essa estratégia muito mais alinhada com a rede mundial de computador, os dispositivos moveis e a realidade atual, está baseada em alguns conceitos:
1 – Definir uma relação virtual, otimização a comunicação com um sistema de abastecimento no próprio cenário online
2 – Entender os costumes de conexões dos revendedores e também dos distribuidores
3 – Tirar proveito do poder de segmentação que a internet disponibiliza e, sendo assim, distinguir tarefas de relação e comunicação.
Desenvolvendo a junção entre o trade marketing e o planejamento virtual da companhia
É fundamental compreender que o Inbound Trade apenas tem sucesso quando a companhia conta com um planejamento de marketing digital eficiente. Isso significa que é necessário otimizar a sua ação de marca virtualmente, entender os públicos de interesse e ainda encontrar maneiras de se comunicar com todos os envolvidos na web, além de realizar a atualização de recursos diversos, inclusive as ferramentas que auxiliam na avaliação dos resultados obtidos.
Desta maneira, o Inbound Trade precisa ser realizado seguindo as técnicas de Inbound Marketing direcionadas para o B2B. Já que a maneira com que o empreendimento se envolve com os seus clientes finais é sempre diferenciada. Todas as informações conseguidas através destas ações B2C tendem a aprimorar ainda mais esse planejamento.
Pensando nisso, a grande dificuldade pode ser mudar a chave, atribuir uma nova visão a respeito da maneira com que a companhia oferece suporte pelos seus canais de distribuição. A utilização dos recursos virtuais na comunicação e nos trabalhos de marketing exige uma destruição de paradigmas, muita criatividade, disposição e um conhecimento apurado de todo o contexto virtual.
No fim das contas, ainda é relevante ressaltar que o empreendimento não precisa deixar para trás completamente as suas estratégias fora da internet, uma vez que essas técnicas ainda são eficazes, principalmente, quando se referem aos canais de distribuição que não realizaram a migração para o universo digital.
Fica evidente que o trade marketing precisa passar por uma atualização aos novos recursos multimídias e as mídias sociais, contudo, ainda pode ser bastante útil para as empresas na comunicação com as plataformas tradicionais.