Não é coisa fácil começar a montar uma estratégia para o marketing digital que realmente atraia resultados. Como os métodos aplicados ainda são relativamente novos é preciso estudar, adaptar e testar muita coisa.
E a consequência disso é que muitos erros são cometidos neste segmento. É importante frisar que é difícil medir, prever ou até mesmo aumentar o volume de tráfego ou a criação de oportunidades dentro do seu site ou blog e determinar o retorno sobre o dinheiro e tempo investido, por isso ferramentas analíticas são de extrema importância no marketing digital.
Mesmo que algumas empresas e empreendedores já estejam começando de forma tímida, seus trabalhos no marketing digital e em redes sociais existe uma grande falta de mão de obra especializada para realizar a gestão, e isso, dificulta muito o engajamento.
Desta forma vamos citar aqui os 04 maiores erros cometidos no marketing digital.
1. Não Pesquisar Palavras Chave dentro da sua Estratégia
Faça uma pergunta simples: como seus potenciais clientes vão encontrar sua empresa através do Google? É claro que simplesmente tudo deve ser pensado e otimizado dentro os mecanismos de SEO e as palavras chaves dentro do conteúdo que você divulga.
Antes é preciso identificar se as palavras que você tem utilizado dentro do seu site ou blog, até mesmo dentro dos conteúdos, são realmente relevantes e tem buscas elevadas com fácil posicionamento dentro das buscas.
Se você aplicar um processo rigoroso com as palavras-chave pode impactar de forma muito positiva no ROI em marketing digital.
2. Não definir seu público de interesse
É preciso definir qual é o seu potencial cliente para o seu produto. Se você não sabe e não fez esta pesquisa, priorize essa etapa, pois é um dos pontos principais que podem levar uma boa estratégia de marketing digital para o fracasso.
Os principais problemas de empresas que ainda não identificaram seu público-alvo são os altos custos de aquisição, seja da dificuldade em captação pelo time de vendas, aos possíveis fechamentos de negócios, e as vastas desistências. Tudo isso pode ocorrer por que os esforços não foram direcionados aos clientes típicos.
3. Ainda não começou a produzir conteúdos
Conteúdo é o combustível do marketing digital e, desta forma, se você ainda não está produzindo é melhor começar logo. Até por que para garantir novos clientes e gerar leads é mais que necessário ter conteúdo relevante na web. Esse é um dos maiores erros de uma estratégia não gerar conteúdos engajados ao seu público.
É muito importante frisar que o conteúdo é parte crucial nos ativos do marketing digital. Utilizando este método você poderá fazer com que mais visitas e negócios sejam gerados através dos seus conteúdos. Torne-se uma referência no mercado, mantenha a audiência do seu canal sempre em alta e tenha um relacionamento direto com seus clientes, somente assim, você terá sucesso e êxito.
4. Compra de listas de e-mails
As listas de e-mails que são os maiores mitos no marketing digital têm levado muita gente a decadência empresarial. Esta é uma má prática que visa uma das formas mais simples e menos trabalhosa de gerar leads para seu canal.
Vamos analisar friamente! Se você comprou a lista de e-mail e provavelmente não conhece as pessoas para quem vai disparar, essa atitude pode ser bem nociva para seu negócio. Uma vez que as pessoas que você mandou não têm qualquer interesse nos teus produtos, por isso pode acontecer de parecer mais um incomodo do que qualquer outra coisa.
Fazendo com que você seja marcado como spam, o que no futuro quando optar por fazer algo sério, como captura saudável de leads, não irá conseguir que o cliente abra o e-mail enviado.