Quem utiliza o SEO sabe que ele está em constante atualização. Isso porque o Google sempre procura otimizar a experiência em seu site, por isso, ele utiliza os algoritmos para buscar pistas que retornem exatamente o que o usuário necessita. São mais de 200 sinais procurados pelos algoritmos para praticamente adivinhar exatamente o que é procurado. Esses algoritmos são feitos por meio de processos e fórmulas de computador e podem ser alterados conforme o Google necessita. Para saber quais foram as últimas atualizações do Google com relação ao SEO, continue acompanhando o texto!
Sites com layout responsivo
Uma das mudanças mais recentes do Google foi começar a posicionar os sites com a chamada tecnologia “mobile-friendly”, que é quando o site se adapta as telas dos celulares. Isso foi importante, pois o Google percebeu que a maior parte das pessoas (cerca de 60%) utilizam dispositivos móveis como os tablets e os smartphones para realizar buscas.
Isso fez com que a empresa procurasse alternativas de otimizar a experiência de seus usuários e no dia 21 de abril de 2015, o buscador começou a privilegiar todos os sites com essa funcionalidade.
Confirme se está preparado
Para verificar se o seu site tem essa tecnologia, você poderá inseri-lo nas ferramentas de análise do Google, que dará o resultado rapidamente. A maior parte dos sites que foram criados da metade do ano de 2015 até agora são responsivos, ou como o Google denomina, “mobile-friendly”. No entanto, se seu site for antigo, vale a pena conferir para que seu tráfego não seja prejudicado.
Aplicativos sugeridos
Agora o Google também oferece a funcionalidade de sugerir aplicativos compatíveis com a busca que você realiza por meio do seu smartphone. Sendo assim, se você digitar “economia de energia” aparecerão aplicativos da Play Store para que você possa realizar o download. Isso será de grande importância não só para os usuários, mas principalmente para os desenvolvedores, que poderão ter seus aplicativos destacados mais facilmente no serviço de busca da empresa.