Todos os dias empresas são inauguradas e, também, declaram falência. Uma ideia inovadora e um bom investimento podem parecer o suficiente para criar um ótimo negócio, entretanto, há muitos questionamentos e pontos a serem discutidos antes de trilhar o caminho para ver o almejado sucesso bater à porta.
Construir a personalidade da sua marca é um dos principais quesitos para que o seu negócio ganhe autenticidade e se destaque entre a concorrência
Conheça A Sua Marca
Há respostas que precisam estar na ponta da língua nessa maratona de construção de identidade da marca.
Por que foi criada?
Qual seu objetivo?
Qual a sua diferença nesse meio?
Quem quer alcançar?
Quais são seus principais concorrentes?
Esses são alguns questionamentos básicos que você precisa responder para que seja criado seu alicerce.
Toda marca tem uma história e ela precisa ser contada da forma mais sincera e coerente possível. Sua narrativa deve explicar aos clientes: O Que, Por Que e Como? Aqui está inserido o famoso e importante [missão, visão e valores]. Não deixe nada de fora.
Saiba Quem São Seus Concorrentes
Saber quem são seus concorrentes é importante, viver em função do que eles fazem é errado. Para a construção da personalidade da sua marca, também é necessário fazer uma pesquisa sobre as marcas que são de concorrência direta, se o seu tipo de negócio já existir, ou indiretos, possíveis concorrentes com produtos semelhantes.
Saber quem são e o que fazem podem te ajudar a fazer exatamente o contrário, criando estratégias novas e chamando atenção pelo diferencial.
Coloque O Foco Na Qualidade
Não no preço. Disputas do tipo “quem cobra menos pelo produto” fazem com que seus clientes sejam atraídos somente pelo preço que está oferecendo e coloca a personalidade criada para a marca por água a baixo.
O preço pode ser um atrativo e conquistar clientes a curto prazo, mas é a personalidade que irá fidelizar os clientes e fazê-los consumir seus produtos independente do preço ofertado. Coloque o foco sempre na qualidade que irá trazer resultados permanentes e não na quantidade que trará resultados instantâneos e passageiros.
Crie Uma Identidade Visual
Esse item pode parecer menos importante que os outros na construção da personalidade de marca, mas esse é um grande equívoco. A identidade visual é a “cara”, como chamam os designers, da marca.
A identidade visual nada mais é do que um conjunto de elementos que representam a marca, tendo como base o seu logotipo que é o seu símbolo visual.
Fazer um desenho no paint ou pegar qualquer imagem da internet e colocar o nome da empresa em cima, pode ser um grande tiro no pé e anular todo o trabalho. É preciso investimento e, também, muita criatividade para construir algo novo e causar uma boa impressão aos clientes.
Escolha Um Meio De Comunicação
O meio escolhido para comunicar sobre sua marca e encontrar o seu público é essencial. Identifique onde ele está inserido e vá até lá, utilizando estratégias para atraí-lo.
Vivemos em uma era digital e hoje em dia muitas empresas tem usado as redes sociais como meio de comunicação com seus clientes, entretanto, há outras estratégias como: sites, blogs, e-mail marketing, a própria loja física, televisão, rádio, etc. Você pode escolher um ou vários, tudo depende de onde seus clientes estão e qual é o seu foco. Invista nisso!
Seja Singular
Hora de colocar todas as ideias inovadoras em prática. Seja único, autêntico, singular e se destaque por algo novo que tem a oferecer. Ter uma marca com personalidade própria é poder ter seu produto ou serviço copiado, mas nunca deixar de ser o único.
Abuse da criatividade e não tenha medo de investir no que é desconhecido para as pessoas. Construa uma personalidade sólida para sua marca, mantenha o foco e seja um caso de sucesso.