Por que o Google não gosta de sites “não responsivos”?

O Google não gosta de sites “não responsivos” pelo fato de que a cada dia que passa as pessoas tem diversificado cada vez mais os locais que acessam na internet. Não é somente pelo computador, mas também por tabletes ou smartphones. 

O seu site deve ter a possibilidade de se adaptar a qualquer tipo de dispositivo utilizado pelos usuários. E o principal: isso não é uma questão tão recente. O desenvolvimento da tecnologia da informação acontece todos os dias e o marketing digital deve estar preparado para todas as novas mudanças. 

Veja também: Business Intelligence: Como aplicar no marketing digital?

Antigamente o acesso a internet acontecia somente pelos computadores de mesa. No entanto, essa condição mudou. Hoje em dia, é possível estar online de qualquer lugar. Em casa, no trabalho, na rua ou qualquer lugar que você possa imaginar! 

O fato de isso acontecer com frequência, é importante que o seu site seja responsivo. Ou seja, que o seu site também esteja apto a ser aberto também em dispositivos móveis. É por esse motivo que o Google prioriza os sites responsivos, pois eles dão mais praticidade aos usuários. 

 

O que é um site responsivo? 

Um site responsivo não é a mesma coisa que ter um site na versão mobile.
Um site responsivo não é a mesma coisa que ter um site na versão mobile.

Para explicar o que é um site responsivo, é melhor explicar primeiro o que é um site não responsivo. Um site não responsivo é aquele que você abre em um dispositivo móvel e as letras ficam tão pequenas que é difícil de ler. Por causa disso, é necessário dar zoom e ficar arrastando a tela para os lados. Muitos usuários acham isso extremamente cansativo e desistem da página. 

Agora é mais fácil entender o que é um site responsivo, os mais relevantes para o Google. Um site responsivo consegue se adaptar a largura da tela do seu dispositivo, além de deixar as letras em um tamanho confortável para leitura. A navegação também não é complicada e não é necessário dar zoom para encontrar os botões. 

Ao contrário do que algumas pessoas pensam um site responsivo não é a mesma coisa que ter um site na versão mobile. O responsivo ele é adaptativo, se trata de apenas um código. Já a versão mobile é como se fosse um site completamente novo, mas voltado para os dispositivos móveis. 

 

Por que o Google dá preferência para os sites responsivos? 

O principal motivo é porque os sites responsivos melhoram a experiência de navegação dos usuários. A partir do momento em que ele fica satisfeito, acaba permanecendo mais tempo na página, o que o Google valoriza muito ao ranquear um site. 

Veja também: Marketing Digital: como fazer para dar resultado

Outro grande motivo é pelo fato de que o acesso por dispositivos móveis tem saído na frente nos últimos tempos. As pessoas têm passado mais tempo em seus smartphones ou tablets do que em seus computadores. Por isso, o Google dá preferência por aqueles sites que têm acompanhado essa mudança. 

O Google também dá preferência pelos responsivos pelo fato de eles carregarem mais rápido. Sites que não se adaptam costumam ter carregamento lento, o que deixa o usuário impaciente. 

About the Author: Espalhando Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.