Para realizar uma boa divulgação nas redes sociais não basta apenas criar uma página ou conta para sua empresa, pois o sucesso demanda um pouco mais do que isso. É necessário ter um foco específico sobre o público alvo que se deseja atingir, caso contrário, sua divulgação parecerá sem sentido.
Um exemplo prático
Imagine, por exemplo, que você tem uma empresa que confecciona roupas para gestantes. Ao divulgar na internet, você obviamente direcionaria seu conteúdo a mulheres que estejam grávidas, certo? Do contrário, você perderia tempo divulgando para adolescentes, idosos e mulheres que não pretendem ter filhos, tornando sua campanha “invisível” e pouco efetiva.
O exemplo serve para mostrar que essa filtragem também deve ser realizada em qualquer outro segmento de mercado com a mesma clareza. É importante procurar saber qual o gênero, a idade, a profissão e os interesses do seu público alvo por meio de uma pesquisa de mercado, pois isso influencia diretamente em três fatores: o tipo de linguagem que seus textos terão, qual a abordagem e que tipo de tema explorar.
Linguagem
A linguagem que se utiliza nas divulgações devem ser adaptadas ao seu público-alvo, caso contrário, não despertarão o interesse de possíveis clientes. Além de poder decidir entre uma linguagem mais técnica, com termos formais, ou uma linguagem mais coloquial, as imagens também variam de acordo com o público-alvo.
Abordagem
Quando uma campanha de divulgação começa, deve ficar claro se o público-alvo é empresa, fabricante, comércio ou consumidor final, por exemplo. Isso porque de nada adianta realizar uma divulgação perfeita para a pessoa errada.
Temas
Há temas que podem interessar um tipo de consumidor específico e passar despercebido por outros tipos de consumidor. Sabendo qual o seu público-alvo, fica mais fácil decidir quais temas abordar em suas postagens. Com o direcionamento correto, sua divulgação será mais assertiva.