O conteúdo publicado na internet aparentemente não tem limites. Em poucos minutos pode se difundir para inúmeros indivíduos. Essa é uma das principais características que incentivam pessoas a produzir conteúdo e divulgar em blogs na web.
O principal é ter ciência de que essa divulgação não é instantânea e não se faz sucesso sem trabalho: é fundamental manter os pés no chão e ter persistência. Após definir o tema principal que será tratado no seu blog, é preciso prestar atenção em outros itens.
A Importância Da Identidade Do Blog
A visível concorrência existente no meio virtual mostra que, para conseguir ter sucesso e poder, quem sabe, lucrar com o blog, é necessário gastar dinheiro e investir no seu diferencial. Páginas de bloggers de sucesso indicam a necessidade de ter seu próprio domínio de website.
A hospedagem não costuma ser cara, dependendo da quantidade de armazenamento contratada. É possível encontrar planos de hospedagem que custam em torno de R$ 40,00 por mês. Esse é um dos itens que garante a originalidade e a identificação do seu blog.
Mas somente o nome não garante a identificação. A identidade de um produto vai além do nome: é todo o conjunto de características que remetem o leitor a determinado produto, como padrões de cores, de tipografia e logotipos.
É importante desenvolver essas características de forma que elas combinem juntas, sem extravagâncias. Ela deve atrair o leitor e permitir que a leitura flua sem dificuldades para se tornar um blog de sucesso.
O Diferencial Que Atrai
Além da identificação visual, é importante mostrar personalidade de quem escreve. Encontre seu diferencial por meio das suas opiniões, sem deixar de lado que você está dedicando o conteúdo para um público, não para você mesmo. Ser sempre contraditório ao senso comum, ou sempre concordar com ele são estratégias que não costumam fazer sucesso.
O blogger constrói sua credibilidade a cada postagem, então, atenção a todos os detalhes: não descuide da linguagem e da estrutura do texto. O texto para internet, é marcado pela leitura rápida, se estrutura em blocos curtos, em equilíbrio com imagens, promovendo o fácil entendimento sem cansar quem lê.
Quanto aos áudios e vídeos, a qualidade também não pode ser deixada de lado. Caso queira fazer a captação de imagens, faça algum teste de iluminação antes, verifique também qual cenário e enquadramento fica melhor. Para a captação de áudio é importante ter cuidado com ruídos.
No momento da edição também é importante estar atento para não deixar a qualidade de lado.
Manter a periodicidade também é importante, você deve considerar que podem haver leitores ansiosos pelo conteúdo! Mantenha seu blog com conteúdo atuais.
Relação com o público e metas
Blog profissional deve ter planejamento, assim como qualquer trabalho autônomo. Por exemplo, defina meta de quantas visualizações você deseja ter por semana e planeje como alcançá-las.
A principal maneira de conseguir alcançar tais metas é necessário manter um bom contato com o leitor. Sempre responda comentários e e-mails com cordialidade e atenção, mesmo que o comentário seja uma crítica.
Quando for divulgar seu blog, não exija que os seus contatos de redes sociais sigam sua página: quem gostar vai acompanhar e vai indicar para outras pessoas. Uma alternativa interessante é utilizar anúncios patrocinados nas redes sociais.
Estratégia de SEO
A Search Engine Optimization (SEO) é a ferramenta de otimização para mecanismos de busca, como o Google e Bing. Utilizar essas técnicas é fundamental para garantir ter um blog de sucesso.
Todas as técnicas abordadas neste artigo fazem parte das estratégias de SEO. Também é importante utilizar palavras-chave, conteúdo original e manter um site responsivo, isso é, que se adapta tanto para telas de computador, quanto de tablets e smartphones.
Tenha paciência, os resultados podem vir a longo prazo.