Manter um relacionamento estreito com seus clientes através das mídias sociais é uma ação de grande importância para impulsionar sua marca ou mantê-la em alta no mercado. Mas é fundamental que você saiba que não basta somente criar uma página para sua empresa no Facebook ou criar uma conta no Twitter, por exemplo, e esperar a mágica acontecer.
A manutenção do seu espaço na web é o que vai definir o sucesso ou o insucesso da sua interação com os clientes, e para fazer dar certo, a principal ferramenta disponível é a produção de conteúdo. Por meio da produção de um conteúdo de qualidade aliado a algumas regras, você alcançará o objetivo desejado com as mídias sociais.
Defina suas personas
Conhecer seu público é uma atitude que parece óbvia, mas é de grande importância. A faixa etária, a profissão, o gênero, enfim, as principais características do seu público-alvo é o que irão servir de parâmetro para a linguagem que você vai utilizar e o tipo de postagens que você vai publicar.
Corra atrás do seu público
Depois de ter definido sua persona, chegou a hora de ir atrás do seu público. Não adianta estar em todas redes sociais e não interagir. Faça uma pesquisa e descubra quais canais sua persona mais utiliza e abuse desta rede.
Responda as mensagens com “humanidade”
Não ignore os comentários, sugestões ou dúvidas do seu público, pelo contrário, você deve respondê-los dando toda a atenção. Nada de “robotizar” suas respostas, pois isso pode desestimular a interação das pessoas com a sua página.
Aumente seu trafego
Aumente o seu trafego dentro do seu site ou blog, criando chamadas para outras postagens relacionadas aquela que seu público está lendo, chamada que desperte o interesse.
Produza seu conteúdo em fluxo contínuo
A partir do momento que você começar a produzir conteúdo em suas mídias sociais, planeje qual seja o fluxo de postagens. Seja diário, semanal ou quinzenal, o importante é que você respeite esse fluxo contínuo, caso contrário pode passar a seu público uma imagem de abandono e desorganização.
Use e abuse das técnicas de SEO
Produza conteúdos para aparecer no mecanismo de busca, mas para isso acontecer é necessário utilizar técnicas de SEO, para mais informações desta técnica, é só clicar neste link.
Tenha um bom design
Todos nós sabemos que um conteúdo visual chama mais atenção do que simplesmente letras, então tenha uma boa imagem, um bom design referente ao assunto. Lembre-se sempre, um conteúdo visual é mais compartilhado do que o conteúdo textual.
Faça propagandas de maneira sutil
Ninguém clica em uma página consciente de que virá mil e uma propagandas, por isso, se você pretende fazer propaganda de sua empresa, produto, serviço etc., faça isso da maneira o mais sutil possível.
Mantenha-se antenado
Datas importantes e fatos sobre o seu setor não deve ser negligenciado. Mostre que sua empresa é autoridade no assunto, mantenha-se sempre antenado e seja o primeiro a atualizar seus clientes. Isso irá impressioná-los e vai mostrar o quanto suas mídias sociais são relevantes.
Tendo em vista essas regras básicas, sua empresa com certeza obterá sucesso na interação com os seus clientes.