A Internet apresenta a cada dia novas, maiores e melhores ferramentas para o uso corporativo que possibilitam o crescimento de uma empresa. Com elas, pode-se tornar uma marca ou empresa mais conhecida, estreitar seu contato com o público alvo e gerar o crescimento de sua procura ao atingir possíveis novos clientes.
Sites e inúmeras redes sociais são algumas das opções que uma empresa tem a sua disposição, mas há também a possibilidade de ampliar sua produção de conteúdo e divulgação em blogs – e é sobre isso que queremos falar.
Se colocadas em uma balança, as vantagens de se ter um blog podem ser maiores do que as desvantagens, mas é preciso analisar cuidadosamente todos os itens pesados para saber se sua empresa pode e quer de fato se aventurar nessa mídia.
Vantagens
Falemos primeiro sobre as vantagens: consideramos que um blog de uma empresa sempre será interessante, mas apenas quando ela, de fato, tem algo a dizer ali. Ou seja, não adianta uma empresa ter um blog e não publicar com regularidade ou não publicar conteúdo de boa qualidade.
Os blogs coorporativos precisam ser alimentados com conteúdo relevante – tanto para a empresa, divulgando o que ela tem de melhor, quanto para o público alvo, o que ele está buscando. Deve-se postar informações que aumentem a credibilidade da marca e também a confiança que os clientes têm nela.
Comunicados, novidades, informações, serviços de atendimento ao consumidor, etc.: todo e qualquer conteúdo de qualidade que apresente ainda mais os produtos, serviços, responsabilidade e missão da empresa. Além deste estreitamento da relação entre empresa-cliente que um blog permite, é uma ferramenta de baixo custo em que a empresa pode expor-se, mas também ouvir o feedback de seu público alvo. Estar aberta aos comentários e procurar atender melhor às necessidades de seu público é uma das qualidades que todos admiram em uma empresa.
Apesar das grandes vantagens, ter um blog também pode ser uma porta para muitos problemas que uma empresa pode colher com a Internet: é preciso estar sempre atento ao conteúdo publicado, pois a grande exposição é uma grande propaganda – positiva ou negativa.
E esta última, todos queremos evitar, certo?
Desvantagens
Quando uma empresa apresenta conteúdos questionáveis e/ou de má qualidade em seus blogs, dá margem para que seus clientes passem a desconfiar de seus serviços e produtos, de forma que sua reputação on-line prejudica – e muito – as atividades da empresa como um todo.
Dissemos há pouco que possuir um blog é algo bom pois requer baixo investimento de dinheiro, mas isso significa que o investimento de tempo terá de ser o dobro. Além da produção de conteúdo exigir alta qualidade, é preciso periodicidade em sua atualização, caso contrário será vista como uma página morta na Internet.
Seus clientes e possíveis clientes, ao visitar a página, não encontrarão novidades e também, quando for encontrada através dos sites de busca, como Google e Yahoo, os usuários não levarão em consideração os conteúdos postados há meses ou anos.
Se sua empresa tem profissionais ou está disposta a confiar esta tarefa na mão de especialistas em mídias, um blog empresarial é uma ótima auxiliar para o crescimento de seu negócio. No entanto, se há dúvidas e se as desvantagens acima citadas ainda pesam em sua escolha, pense em outras alternativas para alavancar sua empresa.
O que não vale é deixá-la de fora da Internet, local de fácil acesso ao seu público alvo e também de divulgação. Opções para isso não faltam.