Você deseja incrementar o marketing digital da sua empresa e se tornar uma referência no mercado? Então entenda o que é ROI, ROAS e saiba aplicar estes indicadores. Você verá o ganho nos resultados que isso trará!
Para medir o resultado de uma determinada campanha ou marketing digital são utilizados tanto o ROI quanto o ROAS como indicadores.
Antes de continuar a ler o artigo e importante saber que para que o marketing digital traga verdadeiros resultados para a sua empresa é importante planejar e escolher as plataformas e estrategias corretas. Para isso é fundamental uma consultoria de marketing digital com um profissional experiente. Conheça o trabalho de consultoria do especialista em marketing digital Flávio Muniz, clicando no link.
Qual a principal vantagem em se monitorar o marketing digital via ROI e ROAS?
Medindo e monitorando através dos dois indicadores, é possível confirmar se o dinheiro investido no marketing digital está sendo convertido em ganhos. Assim, através dos indicadores roi e roas, deve-se acompanhar os recursos injetados nas campanhas, com o intuito de verificar se a empresa está tendo o lucro esperado ou uma possível perda, de acordo com os investimentos propostos.
O que significa roi?
ROI vem do inglês “Return Over Investment”, e significa “Retorno Sobre Investimento”. O indicador roi diz se a empresa está lucrando ou tendo prejuízo nos investimentos efetuados, englobando variados departamentos do negócio. Caso o investimento estiver sendo bem feito, o empresário pode então otimizar os ganhos do marketing digital.
Como calcular roi?
ROI = (Ganho Obtido – Investimento Inicial) / Investimento Inicial.
ROI x 100 traz o retorno sobre investimento em porcentagem.
O roi retorno sobre investimento se for positivo (maior que 100%), na teoria você teve lucro. Se o retorno sobre investimento der negativo (menor que 100%), teve perdas. Além disso, o fator tempo deve ser considerado. Por exemplo:
Se o ROI for de 4% ao dia, o valor é excepcional. Porém se o mesmo retorno (de 4%) for referente ao ano, não trouxe o resultado esperado, pois temos a inflação e os inúmeros impostos que vão abater na taxa de retorno sobre investimento. Veja um exemplo de uma empresa na área de estofados.
- Custo: 10 sofás que foram produzidos por R$100,00 = R$1000,00 + R$1000,00 em links que receberam patrocínio = R$2.000,00.
- Receita: 10 sofás foram vendidos por R$410,00 = R$4100,00.
- ROI = (Retorno do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento, temos: ROI = (R$4100,00 – R$ 2000,00) / R$ 2000,00 = 1,05 = 1,05 x 100 = 105%.
Assim, a cada R$1,00 investido, o retorno sobre investimento foi de R$1,05.
O que é ROAS?
O roas é o “Retorno Sobre o Investimento Publicitário” ou “Return on Advertising Spend”. O roas é o indicador mais preciso quando o parâmetro é a publicidade. Ele mede receitas e custos somente da campanha publicitária.
Como calcular ROAS?
ROAS = (Receita / Custo Publicitários)
O roas x 100 traz o retorno em porcentagem.
O roas positivo (maior que 100%) é favorável. Veja o exemplo a seguir:
ROI = 900%, a cada R$1,00 investido, o retorno foi de R$9,00.
Concluindo
O marketing roi é responsável por qualificar o estado geral do empreendimento. Já o ROAS avalia se a publicidade exclusivamente está gerando frutos. Portanto, na perspectiva do roi retorno sobre investimento, temos um olhar global relativo ao lucro líquido produzido diante dos investimentos de marketing digital. Por outro lado, o ROAS não inclui gastos externos, preocupando-se somente com o retorno das campanhas de publicidade.
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