Muito se fala sobre o uso das mídias sociais em empresas como ferramenta de marketing. Se você ainda está na dúvida sobre se a utilização dessas mídias se enquadra no perfil de sua empresa, fique atento às vantagens e desvantagens para decidir com assertividade.
Vantagens
Proximidade com os clientes
Talvez a principal vantagem que a utilização das mídias sociais traz para as empresas é a proximidade com os clientes. Por meio da interação empresa-cliente é possível ter uma noção real do que agrada e o que desagrada seus clientes, além de manter a marca sempre viva na mente deles.
Eficiência na comunicação
A comunicação interna também é muito útil para a empresa, principalmente no que diz respeito ao alinhamento de informações, comunicados importantes e reuniões. Realizar essa comunicação por meio das mídias sociais garante a otimização de tempo de todos. A utilização do Skype para pequenas reuniões é um bom exemplo.
Interação entre colaboradores
O engajamento dos colaboradores em relação à empresa também é algo que se ganha quando se investe em mídias sociais. Além disso, a interação entre filiais e departamentos diferentes também se faz possível.
Desvantagens
Perda de foco no trabalho
Se não forem usadas com moderação, as mídias sociais podem ser um grande causador da perda de concentração entre os colaboradores. Isso poderia refletir na queda de produtividade.
Superexposição de informações
A superexposição desnecessária da empresa pode fazer com que informações importantes vazem para a web, por isso, é necessário ter extremo cuidado com o que se divulga. Um único erro pode prejudicar a proteção de informações em grande escala.
Propaganda negativa
Há sempre o risco dos clientes que são formadores de opinião divulgarem reclamações ou experiências ruins em relação à empresa. Uma vez divulgadas essas informações, isso pode influenciar negativamente os outros clientes.
Para te auxiliar mais ainda, vamos citar aqui quais as principais redes sociais para sua empresa ficar conectada:
Uma das maiores e melhores redes sociais, já que o público aqui não para de crescer a cada dia. Atualmente é a rede social mais utilizada no Brasil e no mundo
Uma das redes sociais mais utilizadas para distribuir informações rápidas, onde é possível compartilhar textos e links de até 140 caracteres.
Google +
Semelhante ao Facebook, com esta rede social é possível trocar mensagens, compartilhar links e divulgar fotos. Ótima para interação com o público, mas não podemos esquecer que o Facebook possui estas mesmas funções, mas com um público maior.
Uma rede social com a interface dinâmica e atrativa, onde é possível adicionar fotos e vídeos curtos. Está entre as redes sociais preferida do público brasileiro.
A primeira rede social voltada para negócios, hoje é uma das maiores redes sociais de interesse corporativo, possuindo um grande banco de currículos.
Agora que você conhece os prós e os contras e as funções das principais redes sociais, coloque na balança e decida se isso valerá a pena para seu negócio ter uma rede social.