Seo para blogs, sites, lojas virtuais – Otimização Atualizada 2015

Otimização de Sites (otimização para motores de busca ou otimização para mecanismos de pesquisa  é o conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais (orgânicos) nos sites de busca gerando conversões, sejam elas, um lead, uma compra, um envio de formulário, agendamento de consulta e outros.1

O termo SEO (do inglês, Search Engine Optimization), também se refere a indústria de consultoria, que trabalha na otimização de projetos e websites de seus clientes. Alguns comentaristas, e também alguns profissionais de SEO, dividiram os métodos usados por seus praticantes em categorias como os “SEO de White Hat” (geralmente utilizam métodos aprovados pelos sistemas de busca, como a prática de construção de conteúdo relevante e melhoria da qualidade do site), ou “SEO de Black Hat” (utilizam truques como “Cloaking”, que é a camuflagem do conteúdo real da página, e spamdexing). O termo “spamdexing” (originado da fusão de spam e indexing) refere-se a pratica de Spam direcionada aos motores de busca.

Os praticantes de técnicas de White Hat dizem que os Black hat se valem de métodos que são vistos como tentativas de manipular o posicionamento dos resultados nos Mecanismos de Busca a seu próprio favor. Praticantes do Black Hat dizem que todas as tentativas e técnicas utilizadas para manipular o posicionamento são legítimas e o tipo de técnica utilizada para se alcançar o objetivo de melhorar o page rank é irrelevante.

Os Mecanismos de Busca indicam diferentes tipos de listagens nas páginas de resultados, incluindo: publicidade paga nas páginas de resultados, (SERPs – Search Engine Result Pages), conteúdo de publicidade paga por clique (pay per click), anúncios, pagamento para inclusões em sistemas de busca e resultados de busca orgânica.

As técnicas utilizadas no SEO são concebidas para alavancar seus objetivos no seu website melhorando o número e a posição de seus resultados nas buscas orgânicas para uma grande variedade de palavras-chave relevantes ao conteúdo do web site. Estratégias de SEO podem melhorar tanto o número de visitações quanto a qualidade dos visitantes, onde qualidade significa que os visitantes concluem a ação esperada pelo proprietário do site (ex. comprar, assinar, aprender algo). A Otimização para Sistemas de Busca normalmente é oferecida como um serviço profissional autônomo, ou como parte de um projeto de Webmarketing e pode ser muito eficaz quando incorporado no início do desenvolvimento do projeto de um website.

Em termos de competição, um termo de busca palavra-chave com grande volume de resultados dificulta o posicionamento através programação para busca orgânica, podendo ser necessária uma ação de anúncios pagos ou links patrocinados; dependendo do número de resultados o custo de uma estratégia de marketing de internet pode ser bem expressivo. Um bom posicionamento nos resultados orgânicos de busca pode fornecer o mesmo tráfego almejado e ter um custo potencialmente mais baixo. Os proprietários de websites devem optar por otimizar seus sites para a busca orgânica, se o custo da otimização for menor do que o custo da publicidade paga.

Nem todos os sites têm objetivos idênticos para o otimização em sistemas de busca. Alguns querem atingir todo o tipo de tráfego na rede e podem ser otimizados para incrementar a busca de frases comuns. Uma boa estratégia para otimização nos sistemas de busca pode funcionar perfeitamente com sites que tenham interesse em atingir um grande público-alvo, tais como informativos periódicos, serviços de diretórios, guias, ou sites que exibem publicidade com um modelo baseado em CPM (cost per mile). Muitas empresas tentam otimizar seus sites para um grande número de palavras-chave altamente específicas que indicam a disponibilidade para venda. Otimizações deste tipo, tendo em vista um amplo espectro de termos de busca, pode impedir a venda de produtos por gerar um grande volume de requisições com baixa-qualidade, com um custo financeiro alto, resultando em pequeno volume de vendas. Focalizar a qualidade do tráfego gera melhor qualidade nas vendas, permitindo que sua equipe de vendas feche negócios mais rentáveis. A otimização para sistemas de busca pode ser muito eficiente quando usada como parte de uma estratégia de Marketing.

 

Dicas Seo Para Blog

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Título

Um dos fatores principais de ranqueamento. No título deverá conter as palavras chaves, além de ser simples e objetivo, o título como um dos fatores de maior peso em ranqueamento terá que ser bem chamativo, para atrair atenção e ser clicado. #Dica de Título: “Pense como você pesquisaria o assunto abordado”.

Marcação do Autor

Atualmente é um aspecto fundamental em questão de cliques, pois gera mais credibilidade para o seu site, além de destacar seus conteúdos, quando não há concorrência em questão de marcação do autor. A marcação do autor é muito bom para o marketing pessoal através do Google +.

Conteúdo

Os conteúdos devem conter palavras chaves e ser muito atrativo, chamar a atenção do leitor para continuar em seu site. Deve ser composto de links para outras matérias através da palavra chave relacionada ao assunto. Conter mais que 800 palavras já está em bom tamanho. Portanto quanto mais qualidade tiver seu conteúdo, melhor posicionado será.

Headings

As Headings servem para organizar os artigos, mas que tem muita importância em relação a SEO. Headings são os títulos e sub-títulos, são tags de cabeçalho ou hierarquia de títulos. Os headings dizem aos motores de busca a importância do assunto, com o H1 sendo de maior peso até o H6 sendo o menor.  No H1 é inserido a parte mais importante do assunto, sua palavra chave que tende a indexar.

 

 

Dicas Seo Para Ecommerce loja Virtual

O trabalho de SEO na página de detalhes de produtos

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Outro ponto crítico do SEO em lojas virtuais é a página de detalhes de produtos. Afinal de contas, ela é o objetivo final do funil de conversão de um e-commerce, e por isso merece uma atenção especial.

No caso das páginas de detalhes, precisamos pensar seriamente nos elementos de SEO que compõem sua estrutura para podermos realizar um bom trabalho de SEO onpage.

Nessa etapa vamos focar particularmente nas meta tags e nas tags de HTML, que vão exercer um papel fundamental em termos de posicionamento nos buscadores.

Como exemplo, uma atenção especial deve ser dadas às seguintes tags:

  • Meta tag Title, uma das mais importantes em qualquer processo de otimização;
  • Meta tag Description, que funciona como um verdadeiro anúncio no snippet exibido nas páginas de resposta;
  • Meta tag Keywords? Esqueça, ela foi aposentada por tempo de serviço há muito tempo;
  • Tags de destaque como H1, H2 e H3;
  • Tags de ênfase como negritos e itálicos.

É importante destacar que não estamos falando unicamente da presença destes elementos na página, mas também na sua disposição e ordem de leitura quando os robôs dos buscadores visitam a sua página.

O trabalho de SEO no e-commerce deve levar em consideração também outros elementos da página de detalhes de produtos, como a imagem, seu nome de arquivo e a tag Alt, que deve estar presente na imagem, complementando a descrição do produto.

Descrição de produtos:

Outro fator importante no processo de SEO em lojas virtuais é a descrição dos produtos em si. Essa descrição deve ser única e exclusiva, caso contrário, você poderá ter sérios problemas para ver seus produtos listados no Google. Nada de copiar a descrição feita pelo fabricante. Esse é um dos principais erros de SEO no e-commerce que você pode cometer.

Reparou que no item anterior mencionei que a meta tag keyword foi aposentada? Pois é, o próprio Google é quem escolhe as suas palavras-chave mais relevantes em função do seu texto descritivo, por isso tanta preocupação com este item.

 

Dicas SEO Para Otimização de Sites

Atualmente, quando falamos em usabilidade, levamos em consideração não apenas a navegação do cliente pelo site, ou então a capacidade de deixar links e botões nos lugares certos, como também falamos em deixar um site mais visível, com informações importantes e consistentes para os robôs de busca!

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Preocupe-se com o conteúdo:

Parece um assunto redundante, mas é fato! Preocupe-se sempre com o conteúdo do seu site, torne-o relevante para os seus usuários. Se você tem uma revenda de hospedagem, por exemplo, os robôs de buscas poderão não gostar muito de ver um conteúdo diverso na sua página, como notícias sobre os estádios da Copa do Mundo;

Um título diz mais do que 1.000 palavras – principalmente para os robôs:

O título é importante, não é mesmo? Vamos trazer para a vida real: Antes de comprarmos um livro, antes mesmo de lermos o resumo do conteúdo, o que nos prende a atenção para que possamos nos interessar em lê-lo? Nota 10 para quem respondeu: O TÍTULO. Como nos livros, o título é fundamental para descrever para os robôs de busca o conteúdo que eles encontrarão na sua página. Descreva as palavras-chave mais relevantes que o usuário – e os buscadores – encontrarão no conteúdo da página. De nada adianta ter um título: “A melhor solução em loja virtual você encontra na ABCD Design” se o conteúdo desta mesma página falar sobre os gols que o Ronaldinho já fez pelo Flamengo;

De olho nas META-TAGS:

Ainda falando sobre o cabeçalho do seu site, preste muita atenção nas META-TAGS, pois elas são responsáveis por passar informações importantes para os robôs de busca. Dentre elas, podemos destacar a DESCRIPTION, que passará aos resultados de busca uma pequena descrição do conteúdo que os usuários poderão encontrar na sua página (por isso, cuide sempre para ter um conteúdo de acordo com o título da página). Além dela, há também a REVISIT-AFTER, que diz para o robô de busca o tempo necessário para o seu retorno à sua página (detalhe: não adianta informar ao robô para voltar depois de 3 dias se o conteúdo encontrado por ele for exatamente o mesmo). Se você tiver um site dinâmico, datas menores, como 1day ou 2days são mais indicadas. Cuidado também com a meta ROBOTS, pois ela tem a função de permitir ou não a indexação/direcionamento do robô para outras páginas do seu site através dos links. Se você deseja que o robô faça a indexação da sua página e possa navegar livremente pelos links do seu site, deixe-a como: INDEX,FOLLOW;

Dê olhos aos robôs:

Cuidado com o uso do FLASH em toda a sua página. Os robôs simplesmente poderão ignorar todo o conteúdo que está dentro da imagem (ou do site inteiro!). A mesma coisa acontece quando você utiliza muitas imagens ou imagens que contenham textos. O robô não lê o conteúdo que está dentro da imagem e, por isso, não fará a indexação daquele texto. O mais indicado no caso do FLASH é a utilização da tecnologia jQuery, baseada em javascript que permite interações em Ajax. Você poderá ter os mesmos efeitos – ou até melhores – que o Flash e com a vantagem de todo o conteúdo poder ser indexado nos resultados dos buscadores. No caso de uso de imagens estáticas, abuse do uso de CSS, colocando as imagens como Backgrounds e o conteúdo sendo exibido dentro de seu bloco, em texto, através do HTML;

Algumas imagens são fundamentais:

Nem todas as imagens podem ser utilizadas como backgrounds, por isso o uso não pode ser abolido. Para imagens fundamentais que não podem ser usadas com BG e possuem texto, a maior indicação é utilizar  o atributo ALT na tag IMG, dizendo em seu conteúdo todo o texto que será encontrado ali dentro, bem como uma descrição do que aquela imagem representa;

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