O processo de seo para loja virtual deve iniciar já na estruturação do e-commerce. É um erro você deixar para outro momento as estratégias que buscam o melhor posicionamento nos principais mecanismos de busca, como o Google.
Dessa forma, todo o conteúdo da página deve se basear nas práticas seo, de modo a incrementar o tráfego orgânico referente ao seu site e aumentar as vendas da loja online.
Você perceberá que aplicando diversas regras e práticas seo, mais clientes irão procurar seus produtos, haverá mais comentários recomendando sua página virtual e terá mais seguidores fiéis ao site.
Assim, observe como aumentar vendas da loja virtual por meio das técnicas seo, sem que haja custos extras para alavancar seu site. Lembre-se que para você conquistar uma posição de destaque nos localizadores web, é necessário muito empenho e trabalho.
1) Pense no título de cada página
Através da tag <title> elabore títulos descritivos, envolventes, curtos e que estejam em concordância com o conteúdo disponibilizado na página. Por isso, pense em títulos específicos para cada página.
Para vender mais pela internet, não iluda as pessoas por meio de títulos extraordinários, porém enganosos, que não condizem com a realidade dos artigos e produtos da sua loja virtual.
Embora você possa conseguir que o usuário acesse seu site, essa prática faz com que haja perda na credibilidade de sua página.
Isso representa o afastamento natural dos usuários e provoca a perda de pontos no ranqueamento do Google, pois vai contra as técnicas de otimização seo.
Veja algumas dicas importante para o título, que atrai os usuários, a fim de aumentar as vendas e-commerce.
- Palavra-chave: insira no título a palavra-chave principal seguindo o contexto do tema tratado. É através dela que os usuários chegarão até sua loja virtual, quando forem realizar a pesquisa no Google ou Bing.
- Nome do site: procure colocar após a descrição do título, já que o leitor precisa em primeiro lugar verificar se o que procura tem relação com o tema do título. Por isso, sua marca deve ser adicionada de modo sutil, após você conseguir convencer o usuário a entrar em seu site, por meio de um título relevante.
- Quantidade de caracteres: baseie-se em até 60 caracteres, pois o Google analisa essa quantidade máxima de letras no título. O restante é substituído por reticências.
2) Descreva detalhes de seus produtos
Uma das maneiras de como aumentar vendas no e-commerce é produzindo páginas com informações técnicas e bem explicadas sobre os produtos.
Você pode fazer comparativos com outros produtos, destacando as suas vantagens e o que o torna referência na decisão de compra das pessoas. Os comparativos acabam se tornando uma excelente prática da sua loja virtual com seo off-page.
Isso ocorre porque os artigos que relacionam produtos similares, de marcas diferentes, acabam gerando link building, devido ao interesse dos usuários. Melhor explicando, outros sites disponibilizam o link do seu conteúdo comparativo, recomendando a leitura.
Adicione ainda imagens, infográficos e vídeos, valorizando o conteúdo da sua loja virtual com seo. Outra dica é selecionar as dúvidas mais procuradas pelos usuários e respondê-las em seus artigos.
Quando for criar a descrição das páginas dos produtos, que será mostrada nos mecanismos de buscas, abaixo do título do site, tome cuidado para não repetir a descrição dos fabricantes.
Isso ocorre em muitas lojas virtuais, e na medida em que outros sites colocam o mesmo detalhamento do fabricante, você não se destaca diante da concorrência.
A tag meta description é responsável por essa descrição. É bom comentar que ela não é responsável diretamente pela otimização seo, com relação ao posicionamento de sua página virtual no google.
Porém, indiretamente, a descrição é um fator que influencia no tráfego orgânico, pois uma boa apresentação do seu site representa mais usuários que visitam seu site.
Isso pode simbolizar maior relevância de conteúdo, favorecendo sua loja virtual a ganhar pontos e crescer na classificação dos mecanismos de busca.
3) Invista nas datas com grandes vendas
Algumas épocas do ano, sua loja virtual deve vender mais online. Diante disso, perceba quais datas são essas, seja o Black Friday, Dia das Mães ou datas comemorativas de aniversário do site, por exemplo.
A partir daí, proporcione páginas especiais que mostre os produtos em promoção, dicas aos usuários, ofereça comparativos e ilustrações. Capriche no layout, deixando-o moderno, com forte apelo visual, cores fortes e persuasivas.
O conteúdo relevante, moderno e atrativo será responsável pela otimização do seu seo na loja virtual e o grande número de acessos.
Planeje para que a atualização de seu e-commerce aconteça com certa antecedência, de modo com que você tenha tempo para anunciar essa novidade aos usuários.
Isso cria uma expectativa, e têm grandes chances que eles acessem novamente o site nessa época comemorativa, e acompanhe os descontos ou promoções.
4) Utiliza as melhores ferramentas de seo
Conheça as principais ferramentas que auxiliam na sua estratégia seo, e vão contribuir para aumentar as vendas na loja online.
- SEM Rush
Os analistas de seo utilizam com bastante frequência o sem rush. Tem a versão gratuita, a qual é limitada, e a paga.
O software indica as palavras-chaves que mais trazem tráfego à sua loja virtual. Ele também verifica com facilidade qualquer domínio no ambiente web, retornando estatísticas e relatórios completos.
Com isso, é possível perceber como está se comportando a concorrência, com o objetivo de ajustar suas técnicas seo e vender mais pela internet.
- Ubber Suggest
A ferramenta gratuita oferece sugestões de palavras-chaves de cauda longa, de acordo com uma palavra-chave específica.
As recomendações podem ser utilizadas ao longo dos conteúdos do seu site e-commerce, nos títulos, subtítulos, nas descrições das páginas e nas urls.
- Google Trends
O Google Trends, bastante conhecido, é fundamental para você aumentar vendas na loja de roupas, ou qualquer outro tipo de comércio eletrônico.
Através dele, você tem condições de averiguar quais os termos mais buscados e refinar a pesquisa de acordo com o país, local de pesquisa, período e categoria. Esses filtros facilitam na escolha da palavra-chave adequada para o seu nicho.
- Google Search Console
A ferramenta auxilia no monitoramento e no seo das lojas virtuais, mostra o tráfego de pesquisa, avisa os possíveis erros do site, notifica se há falhas de segurança e detalha como o Google verifica cada parte do seu site.
O Google Search Console indica ainda se os robôs de rastreamento do google estão tendo alguma dificuldade em encontrar conteúdo relevante, além de outras funcionalidades.
Conclusão
A sua loja na web se for bem estruturada e seguir as técnicas seo, desde a criação do site até as atualizações diárias, tende a prosperar na classificação no Google. Com isso, se sua estratégia seo conseguiu engajar os usuários perfeitos, ou seja, de acordo a área de atuação, você irá vender mais na internet.
Entre as dicas de seo para loja virtual vistas, pode-se salientar a de escrever títulos diferentes para cada página web, criar páginas dos produtos detalhando os mesmos e responder as dúvidas principais dos usuários, criando um artigo para isso.
Na loja online, é importante lembrar também de separar algumas datas festivas e criar páginas convidativas, propondo promoções e destacando alguns produtos. Por fim, utiliza o suporte das ferramentas seo para o acompanhamento e otimização em seo do seu e-commerce.