A divulgação de um site se tornou uma ferramenta obrigatória para as empresas difundirem seus produtos e ampliarem o número de clientes. Para isso, é preciso gerar tráfego orgânico e não orgânico, aspirando uma maior quantidade de visitas no seu site. Entenda agora qual das duas opções é mais indicada e traz melhor conversão em sua campanha.
O que é e como gerar tráfego orgânico?
No tráfego orgânico, os usuários acessam o site da sua empresa, ou ainda sua rede social, sem que você pague diretamente para isso. Através das estratégias seo e marketing de conteúdo, sua página ficará bem posicionada nos localizadores de pesquisa, e assim receberá clientes na página da empresa.
Um dos segredos do tráfego orgânico é usar corretamente as palavras-chave e produzir um texto de qualidade. Existem softwares específicos que detectam quais as palavras-chave são mais utilizadas pelos usuários. Utilize, por exemplo, o Google Keyword Planner para aumentar tráfego orgânico.
Além das palavras-chave, que melhoram o ranqueamento no Google, outras técnicas de marketing digital devem ser investidas, para atrair o tráfego orgânico como:
- E-mail marketing: o qual deve ser enviado a usuários ou clientes que tenham o perfil da empresa, e devem possuir título convidativo para o leitor abrir o e-mail. O conteúdo da mensagem deve possuir um layout agradável e informações com qualidade.
- Storytelling: as pessoas são atraídas pelas histórias das empresas. Uma boa história divulga a empresa e promove um apego pela marca. Uma vez que o cliente acessa seu site e acompanha os vídeos de storytelling, a tendência é voltar a acessar.
- Redes sociais: use ao seu favor. Publique novidades, vantagens, ofertas e matérias relevantes na página da sua empresa. A lista de seguidores irá crescer se o artigo for relevante. Por exemplo, o tráfego orgânico facebook será ampliado através do compartilhamento das publicações pelos seus seguidores.
O que é tráfego pago?
Gerar tráfego pago significa que os clientes chegaram até seu site através do click em anúncios pagos, seja no Google ou nas redes sociais. Veja adiante algumas fontes de tráfego pago.
Facebook Ads
Nele são criados propagandas em formato de texto, imagens e vídeos. Você pode escolher de que forma os anúncios devem ser publicados, de acordo com seu público-alvo: sexo dos clientes, localização, idade, profissão, interesses pessoais, status de relacionamento entre outros.
Ao gerar tráfego pago, é embutido o custo que você pagará, ou seja, o valor do tráfego pago do facebook é de acordo com o número de cliques que levam usuários até sua página, ou de acordo com as visualizações dos anúncios.
Google AdWords
Os anúncios pagos do Google Adwords, que são mostrados nos localizadores Google, são baseados nas palavras-chave digitadas pelos usuários.
Além do tráfego pago estar na página de pesquisa Google, as propagandas também aparecem em áreas especiais dos parceiros do Google, ajudando na difusão do seu site. Entre os parceiros, o Youtube se destaca.
O serviço também oferece a segmentação, para aumentar o tráfego pago, direcionando os anúncios para o público-alvo da empresa. Ele permite diferenciar o conteúdo do texto de acordo com a localização, e ainda possibilita que seu anúncio seja disponibilizado em determinado tipo de dispositivo, como desktop, tablet e smartphone.
Diferenças entre tráfego orgânico e tráfego pago
Para implementar e melhorar tráfego orgânico, você deve conhecer práticas que vão deixar seu site cheio de acessos. Terá então que investir em tempo e estudo em diferentes técnicas seo e marketing de conteúdo. As estratégias de otimização do seu site devem ser mantidas e atualizadas com as novas publicações.
Apesar do tráfego orgânico ser mais lento e demorar para atingir uma boa colocação no Google, se seu site conseguir ficar no topo do Google, ele se manterá bem acessado, e consequentemente será difícil perder posições.
Já o tráfego pago trás resultados mais imediatos para a empresa. Todavia, exige custos que você terá que saber conduzir. E também, no momento que não queira mais utilizar esse método, optando somente por gerar tráfego orgânico, seus anúncios ativos serão finalizados, ocasionando a perda do tráfego.
Conclusão
Existem os métodos de tráfego orgânico e tráfego pago que credenciam sua empresa e levam os usuários para conhecer sua página web.
O tráfego orgânico exige grande dedicação e conhecimento, além de levar um tempo para o resultado ser alcançado. Uma vez atingido o topo dos localizadores de pesquisa, é mais difícil cair no ranqueamento. Já o tráfego pago é mais rápido para a conversão dos clientes, porém demanda custo para manter os anúncios.
Para sua empresa, qual a melhor maneira de conquistar seu público-alvo? Será que uma mistura dos dois tráfegos pode ser uma boa alternativa para conseguir mais acessos em seu site? Ou somente um dos dois métodos é mais interessante na sua estratégia?