Saiba como usar pesquisa paga e SEO juntos

Pode não parecer que SEO e pesquisa paga (PPC) têm muito a ver um com o outro. Afinal, a pesquisa paga é toda feita através do Google Adwords, enquanto SEO é um processo abrangente que leva semanas e até meses para produzir resultados. Mas, saiba como usar pesquisa paga e SEO juntos. 

Veja também: Como usar as mídias sociais para reter clientes? Parte 2 

Melhores práticas para usar pesquisa paga e SEO juntos 

  • Considere o posicionamento estético para anúncios de PPC 

A invasão de anúncios pagos em imóveis de listagem orgânica em SERPs foi amplamente documentada no último ano. Na verdade, não é incomum ver páginas em que você nem consegue ver a lista orgânica superior até rolar um pouco para baixo. 

Esse é um exemplo perfeito de uma situação em que o corte de gastos com anúncios após a obtenção de classificações orgânicas altas pode reduzir drasticamente a taxa de cliques geral dessas consultas. Esteja ciente de como o Google exibe anúncios para suas principais palavras-chave. 

  • Use o PPC para testar novas palavras-chave orgânicas 

Aqui está uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave que você provavelmente não está usando em todo o seu potencial: sua conta do Google Adwords. Surpreso? Você não deveria estar. 

A classificação elevada para uma nova palavra-chave orgânica exige muito tempo e esforço. Então, por que não ver se essa palavra-chave é viável antes de colocar todo esse trabalho? Ao criar uma nova página de destino e veicular anúncios nas palavras-chave que você deseja classificar, você pode ver o quão bem esses usuários respondem a você. Agora você tem dados reais e acionáveis que podem ser usados para informar seus esforços orgânicos. 

  • Confie no Google AdWords para obter insights sobre o que converte 

Obter dados de consulta orgânica precisos para o seu site tornou-se cada vez mais difícil. Claro, você pode fazer referência cruzada às suas consultas das Ferramentas do Google para webmasters e às suas principais páginas de destino orgânicas no Google Analytics, mas mesmo isso pode ir tão longe no sentido de dizer quais consultas estão realmente sendo convertidas. 

É aqui que entra o Google AdWords. Com dados de consulta muito mais precisos, você pode entender melhor quais palavras-chave estão convertendo bem. Isso pode ajudá-lo a determinar suas palavras-chave mais valiosas e também determinar onde seu tempo de SEO limitado é melhor usado. 

Saiba como usar pesquisa paga e SEO juntos
Confie no Google AdWords para obter insights sobre o que converte.
  • Identifique os concorrentes usando relatórios de PPC 

Até agora, todos os dados que realmente analisamos são dados de palavras-chave, mas o Google AdWords também pode ajudar seu SEO de outras maneiras. O relatório do Auction Insights, em particular, pode fornecer informações valiosas sobre possíveis concorrentes, tanto nas frentes orgânicas quanto nas pagas. Este prático relatório mostra o desempenho de suas campanhas em comparação com outros anunciantes que fazem lances nas mesmas palavras-chave.  

Veja também: Como usar as mídias sociais para reter clientes? Parte 1 

  • Otimize suas cópias de anúncios orgânicos e pagos 

Por todas as diferenças, os anúncios pagos e os anúncios orgânicos são, na verdade, mais parecidos do que você imagina. Os anúncios de texto, em particular, têm todos os mesmos elementos que as listagens orgânicas. Tags de título e meta descrições são essencialmente o título e a cópia do anúncio do mundo SEO. 

Com isso em mente, você pode usar listagens de anúncios pagas para testar possíveis cópias de SEO e vice-versa. Se anúncios com uma determinada cópia estiverem melhorando a CTR do que o restante de seus anúncios, considere editar seus elementos orgânicos para refletir isso. Inversamente, se suas listagens orgânicas estiverem recebendo uma ótima CTR e seus anúncios não estiverem, considere editar sua cópia do anúncio para corresponder à

sua listagem orgânica. 

Gostou das dicas de como usar pesquisa paga e SEO juntos? Para mais dicas sobre marketing digital acompanhe o nosso blog.

About the Author: Espalhando Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes.